Saúde Bucal
Os profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena - EMSI, principalmente os cirurgiões- -dentistas, auxiliares e/ou técnicos em saúde bucal (ASB/TSB) e agentes indígenas de saúde (AIS), realizam ações coletivas e individuais de atenção à saúde bucal nas terras e nos territórios indígenas, considerando os aspectos epidemiológicos, culturais, sociais, políticos e econômicos das populações indígenas.
Entre as atividades coletivas, destacam-se as ações de escovação dental supervisionada, aplicação tópica de flúor e a distribuição de kits de higiene bucal a toda a população indígena, visando garantir o acesso universal ao creme dental fluoretado, à escova e ao fio dental. Além disso, os profissionais desenvolvem atividades educativas e de promoção da saúde bucal, considerando os aspectos interculturais.
As ações individuais são as relacionadas à assistência clínica odontológica, que inclui a realização de restaurações dentárias, selantes, raspagem periodontal, exodontias entre outros procedimentos odontológicos da atenção primária. A Sesai recomenda a realização do Tratamento Restaurador Traumático (ART), que, por utilizar apenas instrumentos manuais dispensa a necessidade de consultório odontológico, permitindo que o tratamento da cárie dentária seja realizado em aldeias desprovidas de energia elétrica ou água encanada. Os tratamentos odontológicos são realizados mesmo naquelas localidades remotas e de difícil acesso, onde não há consultório odontológico ou estabelecimentos de saúde. Nas aldeias que não possuem estabelecimento de saúde, a equipe pode contar com o apoio das Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que são automóveis tipo van equipados com consultório odontológico completo, ou com consultórios odontológicos portáteis do tipo maleta.