Imunização
A imunização é uma das ações mais relevantes na Atenção Primária, pois proporciona proteção individual e coletiva contra as doenças imunopreveníveis, além de contribuir para a redução da morbimortalidade infantil.
A imunização nos Distritos é uma das ações prioritárias, ocorre de forma ampliada e transversal, transcorrendo todo curso de vida do indivíduo, sendo uma das intervenções mais importantes. E como estratégia para intensificação da vacinação em áreas indígenas visando melhorar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso, realiza-se o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) que é uma ação da SESAI em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que integra a Semana Mundial de Vacinação.
Outras estratégias implementadas para alcançar melhores resultados de vacinação da população indígena são: Operação Gota (vacinação em áreas de difícil acesso), a implementação da vacinação de rotina nas aldeias, a participação em todas as campanhas nacionais de vacinação e o apoio às capacitações em sala de vacina realizadas pelos distritos.
Todas as vacinas disponíveis são oferecidas durante a ação, protegendo a população contra várias doenças, entre elas: Hepatite B, Hepatite A, Rubéola, Coqueluche, Sarampo, Caxumba, Difteria, Tétano, Poliomielite, Febre Amarela, Varicela, formas graves de Tuberculose, Gastroenterites causadas por Rotavírus, HPV (tipos 6, 11, 16 e 18), Influenza, Pneumonias, Meningites e outras infecções bacterianas graves, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.