A RNDS e a Transformação Digital
O projeto da RNDS tem o objetivo de permitir que os estabelecimentos assistenciais de saúde, os profissionais e gestores de saúde e os cidadãos compartilhem informações de saúde, promovendo a prevenção, promoção e o atendimento de saúde com mais qualidade. Além disso, ele visa dispor da continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção. Inserido no Programa Conecte SUS, o projeto teve o estado de Alagoas definido como piloto para o desenvolvimento das atividades.
Diante do cenário de pandemia provocado pelo novo Coronavírus em março de 2020, o projeto piloto da RNDS foi impulsionado para auxiliar no controle da situação de emergência da saúde pública. Dessa forma, a RNDS foi redirecionada para permitir a:
- Recepção e integração de notificações de resultados de exames laboratoriais relacionados à Covid-19;
- Disseminação dos resultados dos exames relacionados à Covid-19 aos cidadãos e profissionais de saúde, por meio das plataformas Conecte SUS: Aplicativo (Android e iOS) e versão web do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional;
- Recepção dos registros de vacinação contra a Covid-19;
- Disseminação dos registros de vacinas administradas ao cidadão, por meio do Conecte SUS: Aplicativo (Android e iOS) e versão web do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional;
- Emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, por meio da plataforma Conecte SUS: Aplicativo (Android e iOS) e versão web do Conecte SUS Cidadão e Conecte SUS Profissional.
Gestão de crise da Covid-19
O enfrentamento da pandemia demandou informação em diversos níveis, desde o registro das notificações, óbitos e resultados de exames realizados até o provimento de serviços que visam a prevenção e o cuidado. Dentre esses serviços, estão aqueles de autoavaliação, teleconsulta, busca ativa de pacientes, aplicações avançadas para a identificação de tendências e de populações vulneráveis. Para atender às necessidades de enfrentamento ao novo Coronavírus, o Conecte SUS sistematizou um ecossistema de atendimento e de dados em saúde.
Esse ecossistema, conforme ilustra a figura ao lado, compreende camadas específicas para: Segurança da informação; Interoperabilidade entre sistemas; Processos de notificação e vigilância em saúde; Aplicativos móveis e canais de acesso.