Meu SUS Digital
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1. O que é o Meu SUS Digital?
O Meu SUS Digital é uma plataforma integrada de soluções em saúde digital, desenvolvida para unificar informações da saúde do cidadão, sendo um canal de acesso ao histórico de saúde e um espaço multifuncional para a gestão pessoal da saúde dos usuários do SUS.
O Meu SUS Digital é uma evolução do aplicativo Conecte SUS, inicialmente projetado para a emissão do certificado de vacinação Covid-19. Essa transformação representa não apenas uma mudança de nome, mas uma expansão significativa de funcionalidades, abraçando diversas iniciativas do Ministério da Saúde para oferecer uma experiência abrangente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e levar à sociedade um aplicativo que agregue e facilite o seu dia a dia.
O cerne dessa transformação é a missão de ampliar o acesso à saúde, capacitando os usuários do SUS a serem protagonistas de sua própria saúde. O Meu SUS Digital não apenas facilita a comunicação entre os usuários e os serviços de saúde, mas também fornece informações confiáveis e atualizadas sobre saúde, promovendo a conscientização e a tomada de decisões informadas.
Importante: O Meu SUS Digital já está disponível nas versões aplicativo e web. Dessa forma, todos os cidadãos poderão consultar e acompanhar as suas informações de saúde. Para ter em mãos a linha de cuidado em saúde, basta o cidadão fazer o download do aplicativo nas lojas digitais ou acessar o site do Meu SUS Digital. Caso já tenha o aplicativo do Conecte SUS Cidadão, basta apenas atualizá-lo.
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2. Quais os serviços que estão disponíveis no Meu SUS Digital?
Atualmente, utilizando o Meu SUS Digital, o cidadão tem acesso ao seu histórico de vacinas, sua carteira de vacinação, bem como a outros certificados e documentos. Também é possível acessar o resultado de exames realizados, medicamentos prescritos e dispensados, informações sobre atendimentos recebidos, consultas e procedimentos agendados, além de funcionalidades que promovem a gestão pessoal de saúde, como o Diário de Saúde.
Os cidadãos também poderão consultar os serviços de saúde mais próximos à sua localização e consultar a melhor rota. No catálogo dos serviços de saúde estão: Hospitais; Unidades Básicas de Saúde; Maternidades; Atenção Psicossocial; Academias de Saúde; Unidades de Saúde Bucal; e Unidades de Doenças Raras, Transplantes e de Serviços Hemoterápicos.
O Meu SUS Digital possui aplicações que promovem informações sobre doação de sangue e acompanhamento; candidatos a receber transplante, posição e status na lista de espera; e Gestão de peso. Possui também guias informativos, além de programas de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS.
Ademais, o Meu SUS Digital disponibiliza informações sobre campanhas do Ministério da Saúde, informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibiliza o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para cada usuário.
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3. As funcionalidades disponibilizadas nas novas versões do Meu SUS Digital são atualizadas de forma automática no aplicativo e na versão Web?
É importante verificar a configuração realizada no seu aparelho. De o modo geral, os celulares já são configurados para atualizar os aplicativos de forma automática, no entanto, o cidadão poderá ter customizado para ser realizado de forma manual. Dessa forma, é possível que alguns cidadãos tenha a necessidade de atualizar o seu aplicativo nas lojas para ter o conteúdo do Meu SUS Digital atualizado.
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4. Como proceder para alterar dados que foram cadastrados errado no Meu SUS Digital?
Atualmente, as inclusões, alterações e exclusões de dados e informações inseridas no Meu SUS Digital são realizadas pelos estabelecimentos de saúde. Para atualizar as informações no aplicativo/sistema, o cidadão deverá comparecer ao estabelecimento de saúde próximo a sua residência e solicitar a alteração/exclusão. Por motivo de segurança, para realizar a intervenção, o cidadão deverá apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).
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5. Como proceder para realizar alteração da senha, atualização do telefone e do e-mail do Meu SUS Digital?
O Meu SUS Digital, assim como outros serviços digitais fornecidos pelo governo federal, faz uso da autenticação fornecida pelo Gov.br. Essa é uma iniciativa do governo federal para unificar os acessos do cidadão.
O portal Gov.br (Web) surgiu decorrente da necessidade de unificação dos canais digitais do governo federal. A plataforma, tem como seu objetivo principal ser simples e focada nas necessidades do usuário de serviços públicos. Dessa forma, o site promove o acesso dos cidadãos aos serviços do governo.
Para recuperar os dados, sugerimos que acesse o site Gov.br
Para mudar a senha: digite o CPF e clique em “esqueci minha senha”, clique em “Não sou um robô”, em “Avançar” e escolha uma das opções para receber um pedido de confirmação, clique novamente em “Não sou um robô” e em “enviar código”.
Na página seguinte, na ação MINHA ÁREA, o usuário poderá alterar dados básicos (dados cadastrais: nome, e-mail, celular), endereço e alterar novamente a senha.
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6. O Meu SUS Digital apresenta a seguinte mensagem de erro: “Algo saiu errado! Nosso sistema está passando por uma indisponibilidade”. Como proceder?
Informamos que o sistema está funcionando normalmente. No entanto, pode ocorrer indisponibilidade. Por gentileza, tente novamente mais tarde.
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7. Posso acessar, utilizando a conta do Meu SUS Digital, informações de familiares?
Sim! No Meu SUS Digital clique em “Perfil” e acesse “Gerenciar Contas”, onde estará habilitada a opção para adicionar familiares. Em seguida, o usuário deverá clicar no botão “Adicionar uma nova conta” e adicionar um familiar.
Nota: Para a efetivação da função, o usuário precisa realizar o login Gov.br utilizando os dados da pessoa que deseja vincular ao seu perfil, clicar em "Entrar" e seguir o que é solicitado. Ressaltamos que o familiar precisa ter realizado o cadastro no Meu SUS Digital como também já possuir o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) vinculado.
Observação: Caso não consiga realizar a vinculação por dificuldade em gerar o CNS para o familiar, orientamos que procure o serviço de saúde mais próximo para a emissão do documento.
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8. É possível marcar consultas utilizando o Meu SUS Digital?
A funcionalidade “marcação de consulta” pelo aplicativo já está disponível para todos os municípios brasileiros que possuem Serviços de Atenção Primária à Saúde e que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão e-SUS Atenção Primária à Saúde (PEC e-SUS APS).
O processo de habilitação da funcionalidade é de responsabilidade do gestor municipal de saúde e depende da organização do serviço junto às equipes de saúde da família para habilitar o Agendamento online no próprio PEC e disponibilizar horários para marcação de consultas pelos cidadãos já cadastrados na equipe.
Nota: Lembramos que essa funcionalidade não é de uso obrigatório, e sim mais uma oferta para aumentar o acesso aos cidadãos. Os estabelecimentos de saúde que utilizam sistemas próprios de prontuário eletrônico não possuem interface com o aplicativo do Ministério da Saúde.
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9. Como faço o Cartão Nacional de Saúde (CNS) pelo Meu SUS Digital?
Através do Meu SUS Digital não é possível fazer o Cartão Nacional de Saúde (CNS). De acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a criação de novos cadastros (fazer novos cartões) e qualquer alteração em cadastros existentes do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é realizada somente de forma presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Procure um estabelecimento portando seus documentos e um agente devidamente qualificado e autorizado deverá atender sua solicitação.
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10. Onde encontro o número do meu Cartão Nacional de Saúde (CNS) dentro do aplicativo?
Para acessar o número do Cartão Nacional de saúde (CNS), o usuário precisa clicar em “Perfil” e em seguida clicar no ícone do cartão. O cartão gira e exibe a foto do usuário, o número do CNS e QR Code de identificação.
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11. Por que tenho dois números de Cartões Nacionais de Saúde (CNS) cadastrados?
A numeração dos cartões se baseia no grau de qualidade dos cadastros. Os cartões iniciados com o numeral 7 são os que têm o melhor grau de qualidade. Provavelmente, ao complementar as informações de seu cadastro, foi gerada uma nova numeração iniciada com 7, que passou a ser seu Cartão Principal.
Ao se cadastrar no Meu SUS Digital, o mesmo selecionou o cartão com maior grau de qualidade.
Observação: O Meu SUS Digital não gera novas numerações. O aplicativo carrega as informações que já existe no Cartão Nacional de Saúde (CNS).
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12. Como emitir a 2ª via do meu Cartão Nacional de Saúde (CNS)?
O Meu SUS Digital pode ser usado para substituir o cartão impresso e sugerimos sua utilização ao invés do Cartão Físico. Caso queira o cartão impresso, informamos que, de acordo com a política do SUS e para a segurança dos próprios usuários, a impressão do cartão é realizada presencial e exclusivamente em um Estabelecimento de Saúde. Compareça a um Estabelecimento de Saúde para realizar a impressão.
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13. O que é o Programa Dignidade Menstrual?
O Dignidade Menstrual é um programa do Governo Federal que visa atender mais de 20 milhões de pessoas a fim promover o combate à pobreza menstrual e assegurar a dignidade e o bem-estar de pessoas que menstruam. Pelo aplicativo Meu SUS Digital será possível a emissão de autorização para retirada de absorventes, que deverá ser apresentada nos estabelecimentos credenciados pelo Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
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14. Como emitir a autorização para retirada de absorventes através do Programa Dignidade Menstrual?
A autorização para retirada de absorventes deverá ser emitida no Meu SUS Digital, o aplicativo oficial do Programa Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde. Pelo aplicativo é possível emitir a autorização para retirada de absorventes nos estabelecimentos credenciados no Programa Farmácia Popular. Para emissão da autorização, é necessário ser uma pessoa que menstrua e estar classificado em pelo um dos requisitos abaixo:
- Ser estudante de baixa renda da rede pública;
- Estar em situação de rua e/ou pobreza;
- Ter renda mensal de até R$208;
- Estar cadastrado no Programa Bolsa Família.
Para emitir a autorização, basta entrar no Meu SUS Digital com a sua conta Gov.br, clicar na opção "Dignidade Menstrual" e clicar em "emitir autorização". A autorização pode ser salva como um arquivo PDF e deverá ser apresentada nos estabelecimentos credenciados da Farmácia Popular para a retirada gratuíta de absorventes.
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15. Já tomei a vacina COVID-19 e as informações não estão apresentadas no Meu SUS Digital. Qual o prazo, após tomar a vacina, para ser exibida no aplicativo/sistema?
Os critérios, estratégias e prioridades para a Campanha de Vacinação são definidos pelos gestores estaduais e municipais. Após a vacinação, os mesmos são responsáveis pelo envio das informações para a base de dados do Ministério da Saúde. O Meu SUS Digital recebe as informações que são lançadas pelos Estabelecimentos de Saúde nos sistemas informatizados de vacina.
Orientamos que procure a unidade de saúde do seu atendimento para verificar se as informações já foram lançadas nos sistemas de vacinação.
Nota: Devido ao grande fluxo de atendimento, acreditamos que as Secretarias necessitem de um tempo maior para lançar as doses da vacina na base de dados do Ministério da Saúde.
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16. Como saber a data em que vou me vacinar contra a COVID-19?
Os critérios, estratégias e prioridades para a Campanha de Vacinação para a COVID-19 e demais vacinas são definidos pelos gestores estaduais e municipais. Dessa forma o cronograma, local da vacinação, cadastro, atualização e cancelamento do agendamento para tomar a vacina é gerido unicamente pelas Secretarias Estaduais e/ou Municipais e não está disponível no Meu SUS Digital.
Orientamos que procure os serviços de saúde do seu município/estado para informações.
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17. Os dados da vacina COVID-19 exibidos no Meu SUS Digital estão divergentes dos imunizantes administrados. Como é possível corrigir as informações?
Após a vacinação, as secretarias estaduais e municipais são responsáveis pelo cadastro e envio dos dados para a base de dados do Ministério da Saúde. O Meu SUS Digital recebe as informações que são lançadas pelos Estabelecimentos de Saúde e apenas os mesmos podem realizar correções e/ou alterações dos dados.
Os dados estão sendo enviados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) pelos Estabelecimentos de Saúde através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos sistemas E-SUS Atenção Primária em Saúde e sistemas próprios das secretarias estaduais/municipais. Desse modo, para correção de dados apresentados no Meu SUS Digital, a orientação é o cidadão procurar o polo onde foi administrado a vacina e solicitar a correção da informação.
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18. Algumas vacinas que já eram exibidas no Meu SUS Digital não estão mais disponíveis no aplicativo/sistema. Como faço para resgatar essa informação no Meu SUS Digital?
O aplicativo exibe, a partir da identificação do cidadão pelo Cartão Nacional de Saúde (CNS) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), as vacinas aplicadas que foram registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos sistemas E-SUS Atenção Primária em Saúde e sistemas próprios das secretarias estaduais/municipais. Esse registro é realizado unicamente pelos estabelecimentos de saúde responsáveis pela aplicação das vacinas. Por gentileza, procure o estabelecimento de saúde mais próximo da sua residência e busque informações.
Nota: Em decorrência da emergência sanitária do combate à pandemia da COVID-19, no momento, a priorização é a disponibilização dos dados sobre a vacina da COVID-19. Gradativamente, as demais vacinas aplicadas serão disponibilizadas no Meu SUS Digital.
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19. O Meu SUS Digital disponibiliza o Certificado Nacional de Vacinação de COVID-19?
Quem foi vacinado e teve os dados enviados ao Ministério da Saúde pode retirar o comprovante de vacina - Certificado Nacional de Vacinação COVID-19. O documento pode ser emitido pelo Meu SUS Digital, nas versões aplicativo e sistema web. O Meu SUS Digital também disponibiliza a opção de validar o certificado através da ferramenta Valida QR Code ou no site.
Para validação, utilize o código validador ou o leitor de câmera. O documento é válido por um ano em território nacional. Se um novo certificado for emitido, o anterior não poderá mais ser utilizado.
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20. Os resultados dos exames de COVID-19 não estão apresentados no Meu SUS Digital. Como proceder?
Após o resultado, os laboratórios públicos e privados são responsáveis pelo envio dos dados para a base de dados do Ministério da Saúde. O Meu SUS Digital consome as informações sobre exames lançados e apresenta no aplicativo/sistema. Caso o seu exame não esteja apresentado no Meu SUS Digital, entre em contato com o laboratório onde foi realizado o exame e verifique se os dados foram migrados para a base de dados do Ministério da Saúde.
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1. O que é o Meu SUS Digital?