A Rede de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Rede Ecos) é uma rede de cooperação técnica que tem como principais vertentes o apoio à implementação de políticas públicas em Economia da Saúde, a produção e disseminação da informação e o fomento à formação de técnicos e gestores do SUS.
Embora ainda não seja institucionalizada por meio de legislação, ela foi criada em 17 de maio de 2011, como resultado de um encontro entre diversos atores da área de Economia da Saúde no Brasil, que, então, definiram as bases para sua proposição.
Ela almeja ser uma rede articulada e atuante e tem como objetivos: fomentar o desenvolvimento da área da Economia da Saúde no SUS e avançar na integração entre os diversos Núcleos de Economia da Saúde (NES) instituídos no Brasil, e entre os NES e a área acadêmica, agregando conhecimento e qualificando a tomada de decisão da gestão do SUS.
Atualmente, a Rede Ecos é gerida pela Coordenação de Ações Estruturantes em Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde (Caesa/Sectics/MS), e está aberta a todas as instituições que queiram trabalhar conjuntamente e cooperar para o aperfeiçoamento da gestão do SUS por meio do conhecimento em Economia da Saúde.
A plataforma está, no ano de 2024, passando por modificações. O objetivo é tornar possível a ampliação da rede, além de desenvolver uma plataforma de navegação mais intuitiva e otimizada. Por isso, em breve, a rede será hospedada no espaço virtual da BVS Ecos.
Quer ficar por dentro de cada etapa dessas mudanças e já estar em contato com quem forma a rede atual? Participe do grupo de Whatsapp da Rede Ecos