Denominações Comuns Brasileiras - DCB
Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária (Lei n.° 9.787/1999)
Denominação Comum Brasileira (DCB) é a denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária (Lei n.° 9.787/1999)
O objetivo deste manual é oferecer aos usuários, gestores e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) não só o conhecimento sobre o catálogo de materiais, como também auxiliar na operação do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg), orientar na busca de códigos descritivos dos produtos para saúde e realizar pedidos de catalogação de novos materiais.
O objetivo principal desta publicação é o de oferecer aos usuários do Catálogo de Materiais do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Catmat/Siasg) os requisitos mínimos para descrição padronizada de produtos para a saúde, tendo como base o arcabouço legal já existente, o qual constitui a base das especificações técnicas necessárias à elaboração de Termos de Referência dos processos de aquisição.
O presente Manual propõe regras para a redação de itens no Sistema Catmat, referente à classe 6515 (Instrumentos, Equipamentos e Suprimentos Médicos e Cirúrgicos), sendo aplicável a outras classes, e a orientação quanto à melhor forma para a redação de itens de saúde no Catmat, bem como sua inserção nos Padrões de Materiais já utilizados.
O objetivo principal desta publicação é oferecer aos gestores e aos técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) as descrições padronizadas de medicamentos, acompanhadas das respectivas unidades de fornecimento, constantes no Catálogo de Materiais (Catmat), as quais constituem a base das especificações técnicas necessárias à elaboração de Termos de Referência dos processos de aquisição.
O presente documento apresenta todas as órteses descritas e disponíveis no Catmat, e as próteses não implantáveis. As próteses implantáveis foram apresentadas no documento anterior com o nome de Dispositivos Médicos Implantáveis.
A padronização tem o objetivo de oferecer aos usuários descrições com uma linguagem unificada, abrangente, sem direcionamentos para marcas comerciais, que possibilite ampla concorrência nas compras públicas, pesquisa de preços adequada, com melhor qualidade nos resultados obtidos nos dados disponíveis no Banco de Preços em Saúde e no Painel de Compras do Governo Federal.
Os descritivos para itens aqui apresentados são o resultado de estudos realizados com base em documentos disponíveis nos registros sanitários dos produtos estudados, sites de fabricantes e, quando pertinente, consulta a especialistas. O objetivo é oferecer descrições padronizadas, com linguagem unificada, utilizadas no Sistema BPS e no Catálogo de Materiais, possibilitando o acesso a preços praticados nas compras de insumos para a saúde no Brasil.
O objetivo principal desta publicação é oferecer aos gestores e aos técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) as descrições padronizadas de reagentes para diagnóstico clínico, acompanhadas das respectivas unidades de fornecimento, constantes no Catálogo de Materiais (Catmat), as quais constituem a base das especificações técnicas necessárias à elaboração de Termos de Referência dos processos de aquisição.
O objetivo principal desta publicação é oferecer aos gestores e aos técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) as descrições padronizadas de reagentes analíticos, acompanhadas das respectivas unidades de fornecimento, constantes no Catálogo de Materiais (Catmat), as quais constituem a base das especificações técnicas necessárias à elaboração de Termos de Referência dos processos de aquisição.
O objetivo principal desta publicação é oferecer aos gestores e aos técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS) as descrições padronizadas de materiais para laboratório, acompanhadas das respectivas unidades de fornecimento, constantes no Catálogo de Materiais (Catmat), as quais constituem a base das especificações técnicas necessárias à elaboração de Termos de Referência dos processos de aquisição.