Genomas Brasil
O Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil foi criado para estabelecer no Brasil as bases para o desenvolvimento da saúde de precisão e, em um futuro próximo, sua implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). A saúde de precisão funciona assim: ela associa dados já conhecidos de diagnóstico e tratamento (como histórico pessoal/familiar, exames clínicos e laboratoriais) ao perfil genético do paciente. Portanto, a saúde de precisão permite a escolha de tratamentos mais seguros e que produzam melhores resultados, além de detectar com antecedência a probabilidade de vir a desenvolver certas doenças.
Criado em 2020, o inovador programa Genomas Brasil se desenvolve em duas linhas de atuação. Primeiro, utiliza o sequenciamento genômico para obter maior acurácia diagnóstica, predição de risco de doenças, para atender pacientes com tratamento mais seguro e eficaz. E segundo, consiste no emprego de terapias avançadas (como as terapias celulares, gênicas e de tecidos engenheirados à base de células humanas), tratamentos que levam em consideração a arquitetura genômica do paciente.
O Genomas Brasil tem por objetivos promover:
- incentivo a ciência e tecnologia: fomentando pesquisas, a formação de cientistas e a construção de de um banco de dados genômicos de brasileiros. Esse banco genômico vai permitir desvendar as relações entre genes e doenças na nossa população.
- fortalecimento da indústria nacional: promovendo o desenvolvimento de empresas de base tecnológica (startups) e a formação de consórcios de inovação para desenvolver tecnologias de saúde de precisão de incorporação no SUS.
- fortalecimento do SUS: promovendo a qualificação da força de trabalho em saúde.
O programa é um olhar para o futuro na direção de tratamentos mais seguros e eficazes dos usuários do SUS, além do desenvolvimento tecnológico de Saúde no Brasil.