Fomento à Pesquisa em Saúde
A pesquisa científica e tecnológica em saúde é indispensável para o aperfeiçoamento das ações de saúde para a população brasileira. O fomento a pesquisas resulta na produção de evidências e geração de soluções tecnológicas a serem utilizadas na formulação, aprimoramento e implementação de políticas de saúde, inclusive no SUS.
Os investimentos em ciência e tecnologia em saúde atuam direta e indiretamente na melhoria da situação de saúde da população do país, porque com seus resultados amplia-se, por exemplo, o acesso a melhorias nos serviços de diagnóstico e tratamento de eficácia comprovada.
Há anos o Ministério da Saúde vem fomentando pesquisas em saúde que agregam a capacidade do país em desenvolver e atrair ensaios clínicos, possibilitando o desenvolvimento de produtos médico-farmacêuticos inovadores, em colaboração entre governo, meio acadêmico, indústria nacional e internacional. Essa estratégia pode aumentar o potencial nacional em adquirir competitividade internacional e independência frente à importação de insumos, beneficiando a economia brasileira como um todo.
Portanto, é do investimento em ciência e tecnologia que poderão vir mais ações de prevenção, diagnóstico e tratamento aos usuários do SUS.