A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais - Rename é um importante instrumento orientador do uso de medicamentos e insumos no SUS. A Rename 2022 apresenta os medicamentos oferecidos em todos os níveis de atenção e nas linhas de cuidado do SUS, proporcionando transparência nas informações sobre o acesso aos medicamentos da rede.
A publicação apresenta a lista de medicamentos e insumos disponibilizados no SUS de acordo com as responsabilidades de financiamento, proporcionando transparência e fortalecendo o Uso Racional de Medicamentos.
Uma importante inovação desta edição refere-se à adoção da classificação “AWaRe” em relação aos medicamentos antimicrobianos. Essa classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) visa contribuir para a redução do desenvolvimento de bactérias resistentes a estes medicamentos e está alinhada ao Plano de Ação Global da OMS sobre a resistência antimicrobiana.
Formulário Terapêutico Nacional
O Formulário Terapêutico Nacional (FTN) é um instrumento de trabalho essencial para todos os profissionais de saúde que lidam com medicamentos no âmbito SUS. Tem por objetivo principal subsidiar profissionais de saúde para a prescrição, dispensação e promoção do uso racional dos medicamentos.
Visando disseminar esse instrumento tão importante para o Uso Racional de Medicamentos, em 2018, o Ministério da Saúde disponibilizou o MedSUS, aplicativo que apresenta as monografias do FTN. O objetivo do MedSUS é facilitar o acesso a informações de medicamentos pelos profissionais de saúde para fundamentar a prescrição e a dispensação.
São disponibilizadas informações gerais, tais como princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação do medicamento. São apresentadas também informações técnicas que auxiliam na prescrição e na dispensação e que também poderão ser enviadas por e-mail ao usuário para orientá-lo no uso e conservação do produto.
Use o MedSUS sempre que precisar para auxiliar a prescrição e promover o Uso Racional de Medicamento.