Pesquisa, Inovação e Conhecimento na PNAN
A gestão das ações em alimentação e nutrição são potencializadas por meio das pesquisas que geram avanço do conhecimento no campo além da geração de evidências e instrumentos necessários para implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição.
Para traçar o perfil nutricional da sua população, o Brasil conta com inquéritos populacionais, pesquisas locais e com os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde, com desataque para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Todas essas fontes possibilitam um diagnóstico contínuo e dinâmico da situação alimentar e nutricional da população brasileira. Esse diagnóstico pode ser realizado por regiões, Unidades da Federação, grupos populacionais, etnias, raças/cores, gêneros, escolaridade, entre outros recortes que permitem visualizar a determinação social dos fenômenos e agravos de saúde.
A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição investe recursos para garantir a execução e disseminação dos resultados das pesquisas de formulação, intervenção avaliação e acompanhamento dos Programas estratégicos e ações propostos pela PNAN.
A agenda de pesquisa em Alimentação e Nutrição em Saúde coletiva é uma pauta dinâmica, que deve observar atentamente as mudanças no perfil nutricional da população de interesse nacional e regional, pautada na agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde buscando além do conhecimento e monitoramento, respostas para reverter o atual quadro epidemiológico da população brasileira.