Gestor
O Programa Mais Médicos surgiu para enfrentar um problema histórico – a falta e a má distribuição de médicos – especialmente no interior do país e nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. O eixo assistencial do programa (provimento de médicos) atende de imediato à demanda levantada pelos municípios aderidos.
Em conjunto com o provimento emergencial de médicos, o Mais Médicos também está ampliando e qualificando a formação de médicos, além de promover melhorias na qualidade da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o país.
Em todo o período de sua execução, o programa alcançou mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Os médicos têm suprido as carências de atendimento à população, imprimindo um modelo de atenção que acolhe e cuida das pessoas, oferecendo uma atenção integral para toda a família.
Apoio ao Gestor
O Programa Mais Médicos tem como objetivo melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para assegurar o pagamento da bolsa-formação aos profissionais participantes, o gestor municipal deve registrar mensalmente as atividades dos médicos em um formulário eletrônico. Esse preenchimento mensal é essencial para garantir a continuidade do pagamento da bolsa-formação aos profissionais do projeto.
A responsabilidade pelo preenchimento é dos gestores municipais. Mensalmente, esses gestores devem acessar o sistema e-Gestor e inserir as informações necessárias, indicando os profissionais em atividade no município, além de registrar afastamentos, licenças médicas e maternidade, recessos, entre outros.
O não preenchimento poderá acarretar na aplicação de penalidades. Todas as informações apresentadas no e-Gestor são extraídas do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP).
Satisfação da População
Com o Mais Médicos, o município assegura e amplia o atendimento básico à sua população, gerando mais saúde e mais qualidade de vida. Entre os cidadãos atendidos pelo Mais Médicos, 85% afirmam que a qualidade do atendimento médico está melhor ou muito melhor após a chegada dos profissionais do programa, e 82% relatam que as consultas passaram a resolver melhor seus problemas de saúde, conforme aponta a pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).
Gestor Participante
O funcionamento e o desenvolvimento do Programa Mais Médicos dependem da supervisão e do acompanhamento do gestor de cada município participante. Por isso, o compromisso com a manutenção do SGP é vital, pois a validação das atividades dos médicos e outros procedimentos importantes dependem da atualização desse sistema.