O circo é uma das mais antigas atividades artísticas registradas historicamente. Está presente em todo o mundo e agrega profissionais de culturas e idiomas diversos, com diferentes abordagens.
No Brasil, o circo percorre todo o território nacional, alegrando plateias de todas as idades e classes sociais. Muitas vezes, em alguns municípios, a chegada de uma companhia circense garante a única alternativa de lazer do local. Por ser uma atividade itinerante, ela parte em questão de dias ou semanas para outros lugares, deixando um público mais rico em referências culturais e mais feliz. Contribuem, além disso, com as economias locais, movimentando as cadeias produtivas das cidades.
A população circense itinerante brasileira está presente nas cinco regiões do país e é composta por mais de 20 mil indivíduos, distribuídos em cerca de 800 circos de pequeno, médio e grande porte. Mesmo exercendo um papel de suma importância para a cultura do nosso país, esses artistas enfrentam numerosas dificuldades, como no acesso à saúde, educação, assistência social e para a manutenção de seus empreendimentos. A natureza nômade desses grupos, geralmente, lhes impede a comprovação de domicílio.
Visando a redução de barreiras a respeito do acesso à saúde da População Itinerante Circense no ano de 2021 realizou-se a inclusão da população circense no ConecteSUS, bem como do povo cigano e da população em situação de rua. A ação visou manter o cuidado contínuo dessas populações no âmbito da Atenção Primária à Saúde e possibilitar o registro e acompanhamento da população itinerante pelos profissionais de saúde e os gestores.
O circo itinerante é uma atividade legal, presente em todo território nacional. É formado por famílias de artistas dedicados e intrépidos que, mesmo diante de empecilhos, transmitem a seus descendentes os conhecimentos adquiridos ao longo de gerações.
Ações em Curso
- Mapeamento e articulação com os movimentos sociais representativos da População Itinerante Circense no Brasil para escuta e coleta de reivindicações acerca da saúde dessa população;
- Construção caminhos de diálogo e reflexão acerca de outra lógica de saúde em que sejam validados aspectos indissociáveis dessa população, para uma expansão do conceito de saúde e implementação de políticas consonantes com as demandas territoriais.
- Revisão e atualização dos materiais que subsidiam a saúde da População Itinerante Circense, tais como a Campanha Interministerial Respeitável Circo;