Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Todas as capitais foram incluídas e para a seleção dos setores censitários dos municípios do interior foi realizado um sorteio, pautado em um método estatístico visando gerar representatividade em nível estadual e para municípios do interior por região.
Sim, há uma distribuição já pré-definida dos setores censitários, o documento com essa informação está disponível na página SB Brasil . Próximo a coleta, os municípios receberão a malha territorial destes setores para etapa de arrolamento e coleta de dados.
Os resultados poderão serão representativos para Brasil, estados e municípios do interior por região
Os dados não serão apresentados individualmente por município do interior, somente para capitais. No caso de municípios do interior o dado do estado e/ou do conjunto de municípios do interior da região se aproximará da realidade local
Setor censitário é uma pequena unidade geográfica que é estabelecida pelo IBGE. No momento da coleta de dados será enviado mapas aos municípios que demonstram a abrangência territorial dos setores censitários participantes da pesquisa.
O tamanho da amostra para as capitais foi definida da seguinte maneira: 250 para as idades-índices de 5 e 12 anos, 300 para os outros grupos etários (15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos). No interior dos estados serão pesquisadas mais 100 pessoas de cada idade-índice ou grupo etário. No total serão 49.400 entrevistas nas 26 Unidades da Federação e 1.400 no Distrito Federal, totalizando 50.800 entrevistas, veja abaixo:
A pesquisa está prevista para começar em novembro de 2021 e finalizar em março de 2022.
Um profissional que tenha conhecimento sobre a gestão de serviços de saúde bucal ou setor similar
Uma equipe é composta por 1 arrolador, 1 anotador e 1 examinador
Na maioria dos casos sim, pois a grande maioria destes municípios só possui 1 setor censitário, desta forma é necessário somente uma equipe.
Orientamos que as atividades de coleta de dados sejam realizadas de forma concomitante a atenção odontológica na USF, cita-se como exemplo, a ESB atua pela tarde na UBS e coleta os dados pela manhã, colaborando assim para o componente de vigilância epidemiológica de saúde bucal e mantendo a prestação de cuidado.
Não, somente os 422 municípios que possuem setores censitários no SB Brasil. A indicação será por meio do e-Gestor.
Deverão indicar todos municípios que possuem setores censitários na pesquisa, por meio do e-Gestor, usando o acesso restrito. O secretário municipal ou outra pessoa designada por ele deve acessar o sistema do SB Brasil e preencher os dados relativos à gestão e à equipe de campo.
Abaixo encontra-se descrito o passo a passo quando o gestor AB designar a atribuição de preenchimento para profissional que não possui acesso ao sistema:
Orienta-se que a coleta de dados não seja realizada de forma concomitante a pesquisa SB Brasil, isso pode gerar confusão e implicar em impactos ao SB, além disso, o dado expresso pelo SB será representativo para o interior das regiões brasileiras e para o estado, não necessitando complementar a amostra.
O examinador obrigatoriamente deverá ser um profissional graduado em odontologia. Nas outras funções sugerimos que sejam pessoas que atuam na APS, visando expandir o conhecimento desta no que diz respeito ao aspecto de vigilância. Além disso, decorrente da pandemia não se indica grandes grupos nas visitas com finalidade de coleta de exames.
Sim, tanto profissionais concursados quanto terceirizados podem compor a equipe. Quem irá definir esta questão será o gestor local devendo dar prioridade para o profissional que possui conhecimento ou afinidade com o tema.