Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira que acontece a cada 10 anos em âmbito nacional. O estudo faz parte do componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente.
A edição mais recente da pesquisa foi denominada SB Brasil 2023. Isso porquê sua realização, pactuada para 2020, teve a execução estendida em decorrência das dificuldades estruturais e logísticas impostas pela emergência sanitária causada pela COVID-19. O estudo foi encerrado no primeiro semestre de 2024, e trouxe dados atualizados sobre o perfil epidemiológico da saúde bucal dos brasileiros através da identificação das doenças bucais mais prevalentes, como a cárie dentária, as doenças periodontais e os traumatismos dentários, bem como a porcentagem da população brasileira livre de lesões de cárie dentária, além e dados sobre a condição de oclusão dentária e a necessidade de próteses dentárias. Por fim, o SB Brasil 2023 permitirá analisar o impacto desses fatores na qualidade de vida da população brasileira.
O projeto “SB Brasil 2020” marca a continuidade de pesquisa feitas em 2003 e 2010, consolidando assim uma série histórica. A iniciativa contribui para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços ao mesmo tempo que fortalece um modelo metodológico e fixa um campo de atuação do componente de vigilância à saúde, como preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.
Através desse componente, a partir de 2000 foram realizados dois importantes inquéritos nacionais que retratam a saúde bucal da população brasileira: o Projeto SB Brasil 2003 e o Projeto SB Brasil 2010. O levantamento epidemiológico de 2003, por exemplo, subsidiou a concepção da Política Nacional de Saúde Bucal, reforçando a incorporação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família e a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.