SB Brasil
Sobre o projeto
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira que acontece a cada 10 anos em âmbito nacional. O estudo faz parte do componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente.
A edição mais recente da pesquisa foi denominada SB Brasil 2023. Isso porquê sua realização, pactuada para 2020, teve a execução estendida em decorrência das dificuldades estruturais e logísticas impostas pela emergência sanitária causada pela COVID-19. O estudo foi encerrado no primeiro semestre de 2024, e trouxe dados atualizados sobre o perfil epidemiológico da saúde bucal dos brasileiros através da identificação das doenças bucais mais prevalentes, como a cárie dentária, as doenças periodontais e os traumatismos dentários, bem como a porcentagem da população brasileira livre de lesões de cárie dentária, além e dados sobre a condição de oclusão dentária e a necessidade de próteses dentárias. Por fim, o SB Brasil 2023 permitirá analisar o impacto desses fatores na qualidade de vida da população brasileira.
Semelhante ao SB Brasil 2020, quatro grandes levantamentos nacionais sobre o perfil epidemiológico em saúde bucal da população brasileira têm relevância na construção de uma base de dados consistente: Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal: Brasil, zona urbana 1986; Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal 1996 - Cárie dental; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira - SB Brasil 2003; Levantamento das condições de saúde bucal da população brasileira - SB Brasil 2010.
Histórico
O projeto “SB Brasil 2020” marca a continuidade de pesquisa feitas em 2003 e 2010, consolidando assim uma série histórica. A iniciativa contribui para o avanço de estratégias de avaliação e planejamento dos serviços ao mesmo tempo que fortalece um modelo metodológico e fixa um campo de atuação do componente de vigilância à saúde, como preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente.
Através desse componente, a partir de 2000 foram realizados dois importantes inquéritos nacionais que retratam a saúde bucal da população brasileira: o Projeto SB Brasil 2003 e o Projeto SB Brasil 2010. O levantamento epidemiológico de 2003, por exemplo, subsidiou a concepção da Política Nacional de Saúde Bucal, reforçando a incorporação das Equipes de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família e a criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.
Esses domicílios estão dentro de setores censitários, que são unidades territoriais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Comitê de Ética em Pesquisa
A pesquisa SB Brasil 2020 foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), em seu Comitê de Ética em Pesquisa, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do CNS, relativa a pesquisas em seres humanos. Estão resguardados pelo inquérito todos os aspectos éticos, inclusive de segurança da informação, para a não identificação dos participantes e a confidencialidade de todos os dados coletados.
Consulta Pública
A Consulta Pública contabiliza 1.504 acessos ao longo do período de existência. A relevância do tema pode ser medida pelo interesse de aproximadamente 91 colaboradores, que acessaram o projeto duas ou mais vezes. Como resultado preliminar há 1.413 colaboradores cadastrados.