Atenção Primária à Saúde
equipes de saúde bucal
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro lugar aonde as pessoas vão para cuidar da saúde e resolver a maioria dos problemas. Na Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, as equipes de Saúde Bucal (eSB) trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Odontológicas Móveis (UOM).
As equipes de Saúde Bucal (eSB) da Estratégia Saúde da Família (ESF) são muito importantes para melhorar a assistência odontológica das pessoas. Elas seguem os princípios do SUS: atender a todos (universalidade), tratar todos de forma justa e de acordo com sua necessidade (equidade) e cuidar de todos os aspectos da saúde (integralidade). Essas equipes trabalham com outros profissionais de saúde, criando laços com as famílias e as comunidades para oferecer um cuidado mais eficaz.
Serviços:
- Ações coletivas para educação de higiene oral e próteses dentárias, aplicação de flúor e escovação supervisionada;
- Restaurações em dentes permanentes e decíduos (de leite);
- Profilaxia, raspagem e alisamento dental;
- Cirurgias para remoção de dentes, restos radiculares, excesso de gengiva e freio lingual;
- Procedimentos de urgência como acesso à polpa dental para alívio da dor, restaurações provisórias, sutura e remoção de pontos e drenagem de abscessos.
Confira a lista completa de procedimentos odontológicos que podem ser realizados na atenção primária consultando a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CaSAPS).
Importante: Visite a sua Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde para saber como marcar consulta com sua equipe de Saúde Bucal.
Unidade odontológica móvel
Para facilitar o acesso aos cuidados odontológicos para pessoas que vivem em regiões de difícil acesso, como as áreas rurais, o Ministério da Saúde criou o Componente Móvel da Atenção à Saúde Bucal através da Unidade Odontológica Móvel (UOM).
Hoje, a UOM é usada exclusivamente pelos profissionais das equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família. Ela ajuda essas equipes a realizar suas atividades, garantindo que as populações rurais, quilombolas, assentadas e que vivem em áreas isoladas ou de difícil acesso possam receber ações de promoção, prevenção e atendimento básico de saúde bucal.
Se alguém atendido pela UOM precisar de cuidados mais especializados, ele pode ser encaminhado aos Centros de Especialidade Odontológica (CEO) ou Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb) para continuar o tratamento.