Orientações
Cidadão
Como ter acesso as eMulti na minha unidade de saúde?
- Procure a sua equipe de saúde
Ao procurar a unidade de saúde devido alguma demanda de saúde, a equipe que te atendeu irá analisar qual a melhor conduta de acordo com a oferta de ações e cuidados disponíveis na APS e nos serviços existentes no seu município.
- Caso seja uma demanda para a eMulti
A equipe que te atende frequentemente pode contar com os profissionais da eMulti e definir conjuntamente com eles como poderão compartilhar o cuidado e acompanhar a situação.
- Como são os atendimentos das eMulti
A eMulti realiza várias ações junto as demais equipes de saúde, entre elas: Atendimento individual, em grupo, domiciliar e à distância; atividades coletivas; apoio matricial; discussão de casos; práticas intersetoriais; e promoção de saúde, entre outros.
O Meu SUS Digital, antigo Conecte SUS, é uma solução de Saúde Digital que visa facilitar o acesso às informações em saúde, promovendo a continuidade do cuidado, a transparência e a segurança dos dados.
Gestor
A eMulti, independente da sua modalidade, possui um conjunto fixo mais um conjunto variável de possibilidades de categorias profissionais que podem compor uma eMulti. A escolha de quais profissionais vão integrar o conjunto fixo e o conjunto variável é uma decisão do território a ser tomada após análise das necessidades específicas locais levando em consideração as características demográficas da população a ser atendida, a situação epidemiológica, a demanda para cada especialidade (fila na regulação, tempo de espera para atendimento) e a disponibilidade de profissionais. No caso da eMulti Ampliada Intermunicipal, o conjunto de municípios que irá compartilhar essa equipe deve fazer essa análise em conjunto de forma a atender às características daquele conjunto de municípios.
Onde consultar informações sobre meu município para a melhor decisão?
Características demográficas: bases de dados municipais e IBGE
Informações de saúde: bases de dados municipais, Datasus, SISAB , Painéis de Indicadores da Atenção Primária, Painel de Apoio à Gestão do Conasems e Relatórios e-Gestor
Informações de profissionais: bases de dados municipais e Datasus.
Como realizar o cadastro no CNES?
O processo de cadastramento de Equipes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), está dividido em 03 etapas.
A eMulti será identificada por Identificador NAcional de Equipes (INE) específico, classificado com o código de equipe 072 – eMulti, conforme estabelecido na Portaria MS/SAES nº472 de 31 de maio de 2023.
Se o território possuía NASF e não retirou essa equipe do sistema, este poderá utilizar o mesmo INE, porém cadastrando a nova equipe conforme normas de composição de equipes estabelecidas na Portaria GM/MS nº635/2023.
Os profissionais que podem compor a eMulti, deverão ser cadastrados no INE da eMulti atendendo aos requisitos de carga horária, CBO e vinculação Às demais equipes da APS dispostas na Portaria 635/2023
Por meio do ElastiCNES no SCNES, é possível consultar o cadastro de equipe, composição e carga horária profissional, de forma periódica e detalhada por UF, município, estabelecimento, equipe, categoria profissional (CBO) e profissional (CNS).
Como fazer a solicitação e credenciamento das eMulti na APS?
Depois de realizada a solicitação de credenciamento, existe a possibilidade de acompanhar por meio do eGESTOR AB, tanto no acesso público, como restrito, no campo do Gerencia APS.
Como acompanhar a homologação e financiamento federal das eMulti na APS?
Por meio dos Relatórios Públicos eGESTOR AB, é possível acompanhar se o INE da eMulti foi homologado em portaria, assim como monitorar mensalmente o custeio federal das equipes de forma detalhada por UF, Município, estabelecimento e equipe com sinalizações de casos de suspensão financeira e os motivos.
Como acompanhar os dados de registro das práticas das eMulti na APS?
Por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), no acesso público ou restrito, é possível acompanhar os dados de registro das práticas da eMulti na APS, no Relatório de Saúde/Produção e no Relatório de Saúde/Atividade Coletiva.