Polos Similares
O Programa Academia da Saúde foi concebido a partir da experiência exitosa de ações e iniciativas na área de promoção da saúde que já estavam sendo desenvolvidas em alguns municípios brasileiros. Com o objetivo de reconhecer e incorporar essas ações ao Programa, foi criada a possibilidade de habilitá-los como polos similares ao Programa Academia da Saúde. Desse modo, o Ministério da Saúde pode custear as ações desses programas, contribuindo com sua sustentabilidade e ampliação do leque de ações de promoção da saúde no país.
Para solicitar a habilitação de um polo como similar é necessário atender a um conjunto de critérios, tanto do ponto de vista da estrutura física, como do funcionamento do polo, além de outras especificações que podem ser encontradas na Portaria de Consolidação nº 5 e na Portaria de Consolidação nº 6, de 28 de setembro de 2017.
O município deve solicitar o custeio à Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS) via Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS). Assim, caso cumpra todos os critérios exigidos, o polo será habilitado como similar ao Programa Academia da Saúde e credenciado ao custeio. Acesse informações sobre solicitação de custeio.