Sobre a Secretaria
A Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.
Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde - SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção dos SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade. Isso significa dizer que a APS funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Notícias
SAIBA MAIS SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA
SAÚDE BUCAL
Ministério da Saúde fortalece rede de atenção em saúde bucal em diversas regiões do país
Mais de 610 municípios foram contemplados com novos incentivos financeiros destinados às equipes e serviços no SUS. Até 2027, estão previstos R$ 101 milhões
CREDENCIAMENTO
Ministério da Saúde credencia 881 novas equipes e serviços da atenção primária
Para 2026 e 2027, o investimento federal destinado ao custeio da rede é de R$ 226 milhões
