Fígado
O fígado é a maior glândula do corpo e está localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. É um órgão de funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do organismo. Entre elas, destacam-se:
- Metabolismo da glicose;
- Metabolismo proteico;
- Armazenamento de vitamina e minerais;
- Metabolismo de medicamentos;
- Eliminação de toxinas
- Produzir proteínas, fatores de coagulação, triglicerídeos, colesterol e bile;
- Regulação da coagulação sanguínea.
O fígado tem uma grande capacidade de regeneração e é por isso que pode ser doado parte deste órgão em vida.
Saiba mais sobre o fígado
Os primeiros sinais e sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal do lado direito e a barriga inchada. Além desses sintomas, também pode ocorrer cor amarelada na pele e nos olhos, urina amarela com cheiro forte ou escura, enjoos ou tonturas com muita frequência, cansaço sem razão aparente, surgimento de hematomas após pancadas leves, falta de apetite, fezes de cor amarelada, esbranquiçada ou cinzenta.
Principais doenças do fígado
Existem diversas doenças hepáticas, os sintomas podem ser muito parecidos. A diferença entre elas costuma ser a gravidade e a velocidade com que deterioram o fígado.
As principais doenças que acometem o fígado incluem:
- Cirrose hepática: doença crônica caracterizada pela substituição do tecido hepático normal pela fibrose difusa, a qual rompe a estrutura e a função do fígado;
- Hepatite viral: infecção viral sistêmica, em que a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem um grupo peculiar de alterações clínicas, bioquímicas e celulares. Até o momento, cinco tipos definidos de hepatite viral foram identificados: hepatites A, B, C, D e E;
- Icterícia: concentração aumentada de bilirrubina no sangue;
- Hipertensão portal e ascite: alterações circulatórias dentro do fígado comprometido, produzindo hemorragias gastrointestinais graves e acentuadas retenção de sódio e líquido;
- Deficiências nutricionais, como resultado da incapacidade das células hepáticas lesionadas de metabolizar determinadas vitaminas responsáveis pelo comprometimento funcional dos sistemas nervosos central e periférico e pelas tendências anormais para o sangramento;
- Encefalopatia hepática: acúmulo de amônia no soro devido ao metabolismo protéico comprometido pelo fígado lesionado.
Como cuidar bem do fígado
Para manter o fígado saudável e manter o funcionamento correto, evitando danos irreversíveis para a sua função, é imprescindível:
- Ter uma dieta saudável.
- Evitar bebidas alcoólicas.
- Praticar atividades físicas - que ajudará a manter o peso ideal e evitar complicações como diabetes, colesterol alto e obesidade.
- Não tomar medicamentos em excesso e sem orientação médica, além de anabolizantes.
Exames que identificam problemas no fígado
Um check-up completo para detectar possíveis enfermidades no fígado, bem como de outras doenças.
Há um grande número de exames laboratoriais disponíveis comercialmente que têm utilidade na avaliação do paciente com suspeita de doença hepática ou na investigação da sua causa. Os exames podem ser classificados, de modo didático, em:
- Hemograma
- Exame de função hepática
- Exame de coagulação do sangue
- Exame de hepatite viral
- Exame de ureia e creatinina