Processo de doação e transplantes
Quem pode se beneficiar do transplante? Pessoas com doenças crônicas ou agudas, cujos tratamentos já esgotaram as possibilidades de recuperação e que cuja única alternativa seja a substituição do órgão ou tecido afetado e para as quais o transplante seja uma indicação formal e uma possibilidade terapêutica vantajosa.
Quem pode ser inscrito em lista de espera? Pacientes avaliados por equipes transplantadoras, que confirmem a necessidade do transplante e que apresentem doenças reconhecidamente transplantáveis. Essas doenças e condições de saúde estão elencadas no Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, definido pela Portaria de Consolidação GM/MS Nº 4. de 28 de setembro de 2017.
Como acompanhar a posição e evolução em lista de espera por um transplante?
Para o acompanhamento da posição e evolução em lista de espera, o paciente deve acessar o link: Consulta à lista de espera por transplante, clicar em “Prontuário do Paciente” e selecionar o cadastro técnico referente ao tipo de transplante inscrito.
Para os pacientes inscritos no estado de São Paulo a consulta deve ser realizada através do link: Consulta à lista de espera por transplante - São Paulo
Para realizar a consulta o paciente deverá ter em mãos o número do Registro Geral da Central de Transplantes – RGCT e o CPF.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Telefones: (61) 3315-8953 / (61) 3315-9212
E-mail: snt@saude.gov.br