Perguntas Frequentes - SAIPS
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1. Quero entrar com o CNPJ da prefeitura, secretaria de saúde, posso?
Não. Uma vez que as transferências dos recursos serão fundo a fundo, é essencial que o CNPJ de acesso seja o do Fundo de Saúde do Ente Federado.
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2. Qual é a senha depois que insiro o CNPJ do Fundo?
A senha é a mesma utilizada para o acesso aos sistemas do Fundo Nacional de Saúde. Caso o seu cadastrado para acesso aos sistemas do Fundo Nacional de Saúde não esteja atualizado, poderá ser realizada a atualização na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde.
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3. Posso cadastrar proposta mediante o acesso com CNPJ?
Não. O cadastro de proposta é apenas por pessoa autorizada pelo Gestor. A pessoa autorizada, ou cadastrador, apenas consegue visualizar e cadastrar propostas para os componentes/serviços vinculados à área técnica para a qual está liberado. Por exemplo: O cadastrador apenas consegue visualizar e cadastrar solicitação de custeio de UPA24h se estiver previamente liberado para a Coordenação Geral de Urgência e Emergência.
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4. A proposta está cadastrada, mas está na situação de “A Liberar”, por que ainda não foi enviada para o Ministério da Saúde?
A proposta finalizada fica na situação de “A Liberar” quando o Gestor ao liberar o cadastrador definiu que as propostas cadastradas por aquela pessoa apenas seriam enviadas para o Ministério da Saúde após aprovação do Gestor. Sendo assim, o Gestor deve acessar o sistema, consultar a proposta e clicar no ícone “Liberar proposta”.
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5. Como dar continuidade às propostas com situação incompleta no SAIPS?
As propostas com situação “incompleta” são aquelas que ainda não foram finalizadas pelo ‘Cadastrador’. Para continuar a sua edição e finalizá-las basta clicar na opção “Ajustar”.
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6. O que fazer se a Rede/Programa não está disponível para cadastro?
O acesso à Rede/Programa só é possível para pessoas que foram previamente cadastradas pelo Gestor do Fundo Municipal/Estadual. Desta forma, caso não consiga visualizar a Rede/Programa, entre em contato com o Gestor do Fundo Municipal/Estadual solicitando a atualização do seu cadastro.
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7. O sistema possui um tempo para expirar a sessão?
Sim. Assim que o usuário efetua o acesso ao sistema é iniciada a sessão que irá expirar após 30 minutos de inatividade. Para voltar a utilizar o sistema, selecione a opção Acessar.
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8. A que se refere a informação de empenho e pagamento?
Após a análise das propostas, sua aprovação e autorização para empenho e pagamento (portaria ou memorando); o sistema informará que houve o primeiro empenho e pagamento no caso de custeio e o empenho e pagamento do incentivo. Ou seja, no caso de custeio, o SAIPS apenas informará se o recurso foi “incorporado”, não informará o empenho e pagamento acumulado. Para consultar empenho e pagamento, posteriores, o Gestor deve acessa www.fns.saude.gov.br.
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9. Cadastrei a proposta e o Ministério da Saúde ainda não empenhou e pagou.
O cadastro da proposta não gera obrigação no atendimento por parte do Ministério da Saúde. A análise, aprovação, empenho e pagamento estão condicionados aos critérios de análise de cada programa/rede (explícitos em suas Portaria instituidoras e regulamentadoras) e disponibilidade orçamentária.
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10. Como solicitar uma NOVA SENHA de acesso?
Solicitar nova senha no endereço eletrônico: http://saips.saude.gov.br/autenticacao/novasenha e clicar em “Nova Senha”.
Uma nova senha será reenviada para o e-mail cadastrado. Importante: verificar com o Gestor do Fundo o e-mail cadastrado, para assegurar que é o seu e-mail correto e ativo.
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11. Como faço para vincular uma área técnica ao meu perfil?
Solicite ao Gestor do FMS ou FES que vincule a nova área técnica o seu perfil. Somente ele tem permissão para cadastrar e alterar os cadastradores vinculados ao seu Fundo Municipal ou Estadual de Saúde.
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12. Como solicitar renovação de acesso do perfil de Consulta Externa?
Enviar novamente o ofício de solicitação de acesso com as áreas técnicas desejadas, devidamente assinado pela Secretaria de Saúde Estadual, Municipal ou Distrital.
Link do oficio:
https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/saips/consulta-externa-1
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13. Iniciei uma nova proposta e não enviei para o MS. Não consigo localizá-la novamente. O que ocorreu?
As propostas novas possuem prazo de envio de até 90 dias após o seu início de cadastro. Caso não seja devidamente enviada, ela será excluída do sistema e nova proposta deverá ser cadastrada.
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14. Por que a proposta foi “Rejeitada por não atendimento da diligência”?
Durante a análise da proposta, o parecerista poderá colocar a proposta em diligência para adequação das informações prestadas. Neste caso, o parecerista definirá um prazo para que a proposta seja reenviada para análise. Decorrido este prazo, caso a proposta não seja reenviada, ela será automaticamente rejeitada.
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1. Quero entrar com o CNPJ da prefeitura, secretaria de saúde, posso?