Notícias
Hospital Federal do Andaraí inaugura Hospital Dia
O Hospital Federal do Andaraí (HFA), na Zona Norte do Rio, inaugurou, nesta sexta-feira (22/9), o setor de Hospital Dia para a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos, sem necessidade de internação do paciente. Com três salas cirúrgicas, quatro enfermarias para admissão do paciente e quatro leitos para recuperação pós-anestésica, o novo espaço tem capacidade para realizar até 30 atendimentos por dia. A iniciativa faz parte dos esforços do Governo Federal para redução das filas cirúrgicas.
Presente à cerimônia de inauguração, o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (DGH), Alexandre Telles, ressaltou os benefícios a partir do funcionamento do novo setor.
“O Hospital Dia é um grande ganho, que permitirá o aumento do número de diagnósticos, a produção cirúrgica, fortalecer a residência médica e entregar um serviço eficiente para a população, que é a nossa finalidade enquanto Sistema Único de Saúde. O objetivo do DGH é reestruturar os seis Hospitais Federais que passaram por esquecimento em gestões anteriores”, destacou Telles.
Diretor-geral do Hospital Federal do Andaraí, Jefferson Antunes Gomes explicou que, além de ampliar a oferta de pequenos procedimentos cirúrgicos, atendendo à demanda dos pacientes do ambulatório da unidade, a nova área dará celeridade às cirurgias de média e alta complexidade. “Com a inauguração do Hospital Dia, vamos liberar a sala do atual centro cirúrgico, até então reservada para alguns procedimentos mais simples, em que o paciente é liberado no mesmo dia. Com isso, vamos dar celeridade às demais cirurgias", observou o médico.
Conquista institucional - Segundo a coordenadora da área de Enfermagem, Ticiane de Oliveira, o novo centro é uma conquista institucional a serviço da sociedade, e que teve o envolvimento de toda a gestão do Hospital e do DGH. “É mais um serviço que disponibilizamos para a população. Nós saímos de uma sala direcionada para pequenos procedimentos, que, agora, poderá ser usada para cirurgia de maior complexidade, e fomos para três salas cirúrgicas. Essa é mais uma estratégia da Direção da unidade, cujo trabalho envolveu equipes multidisciplinares”, frisou a coordenadora.
O coordenador Assistencial, Luiz Felipe Carvalho Matos, agradeceu o apoio do diretor do DGH e do Hospital do Andaraí para a concretização desse projeto, e reiterou as palavras de Ticiane, ressaltando que o atendimento mais simples na nova área permitirá a liberação de espaço para procedimentos de maior complexidade. “Somos cadastrados na Unacon (Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia), mas o hospital passa por metamorfoses, e a gente vem se adequando de acordo com as necessidades. Desta forma, entregamos um setor de volta ao local que sempre foi para funcionar como deve e, consequentemente, podemos focar no que a gente faz com nosso corpo clínico altamente especializado”.
Funcionamento e encaminhamento - O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, contemplando diversas especialidades cirúrgicas, como: geral, plástica, vascular, ginecologia, proctologia, mastologia, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, dermatologia e neurocirurgia. Entre as intervenções previstas estão a retirada de queloide, lipoma, biópsia, hérnia inguinal e umbilical, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), histeroscopia e tratamento de varizes.
O Hospital Dia atenderá pacientes encaminhados, via sistema municipal de regulação (Sisreg), para consultas ambulatoriais no Hospital Federal do Andaraí e que tenham indicação para pequenas cirurgias dentro das especialidades ofertadas. Desta forma, o usuário deve se dirigir, primeiro, a uma unidade de Atenção Primária (Centro Municipal de Saúde ou Clínica da Família) próxima à sua residência.
Texto: Alexandre Matos e Pamela Araujo
Fotos: Gustavo Maia