Notícias
Hospital Federal Cardoso Fontes utiliza técnica para retirada de tumores precoces do trato gastrointestinal
O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) realiza, desde o final de 2022, a técnica chamada Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD). O procedimento consiste na ressecção endoscópica de tumores precoces do trato gastrointestinal, antes que eles se tornem avançados. Os médicos Fernanda Barroso e Pedro Brito, do Serviço de Gastroenterologia da unidade, foram os responsáveis pela utilização da técnica numa paciente de 50 anos.
“O procedimento de ESD é realizado por via endoscópica, portanto de forma minimamente invasiva, e o paciente recebe alta no dia seguinte. Após avaliação e seleção adequada dos casos, é feita a retirada dos tumores, evitando assim cirurgias de grande porte”, afirmou Fernanda Barroso.
A médica ainda fez um alerta para a importância dos exames preventivos no tratamento do câncer gastrointestinal. “É possível identificar as lesões precoces através de exames de endoscopia digestiva alta ou colonoscopia eletivos. É importante lembrar que a colonoscopia é um exame preventivo e que todas as pessoas, acima de 45 anos, devem realizar de rotina, justamente com o objetivo de identificar e tratar o câncer precocemente”, explicou Fernada.
Serviço de Gastroenterologia do HFCF
O Serviço de Gastroenterologia do HFCF realiza, além da ESD, diversos procedimentos, tais como: colonoscopia e endoscopia digestiva alta, incluindo gastrostomias endoscópicas, ligaduras elásticas de varizes de esôfago, polipectomias e mucosectomias. Os endoscopistas do serviço realizam também exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), estenotomias, endoscopias pré-operatórias, endopróteses, e terapias endoscópicas a vácuo.
Texto: João Paulo Brazil