Notícias
DIA MUNDIAL DO RIM
Para estimular a detecção precoce de problemas renais, o Hospital Federal da Lagoa (HFL) realizou, no último dia 10/03, o evento do Dia Mundial do Rim. De acordo com Andréia D´Almeida, chefe da Nefrologia do HFL, o estágio inicial facilita o controle da doença e pode retardar seu avanço. “Dosar a creatinina é tão importante quanto os exames da glicose e do colesterol. Este foi o ano com o recorde de eventos no Brasil sobre o Dia Mundial do Rim. Foram mais de 900! E nós fizemos parte disso...”, declarou a médica.
As pessoas que compareceram ao HFL, no dia da ação, puderam checar a pressão arterial, verificar a circunferência abdominal e o Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber informações sobre nutrição equilibrada e coletar sangue para exames de creatinina e glicose.
“Percebemos que, em muitos casos, aquele é o único exame que será feito no ano inteiro. É fundamental, porque aquela é a principal orientação, sobre cuidados com a saúde, que as pessoas vão receber em 2023”, ressaltou a enfermeira Renata Nazaré Morgado, chefe da equipe de enfermagem do Setor de Hemodiálise do HFL.
“Agradeço a toda equipe do Setor de Nefrologia do HFL, que vestiu a camisa, literalmente, e fez esse evento acontecer. Foram quase 200 atendimentos, reforçando a importância da prevenção da doença renal crônica”, concluiu Andréia D´Almeida.
Créditos: texto e fotos Antonio Vianna