Notícias
DGH participa da 14ª Conferência Municipal de Saúde
A abertura da 14ª edição da Conferência Municipal de Saúde aconteceu, nesta quinta-feira (16), e reuniu gestores de órgãos públicos, profissionais de saúde e usuários do SUS.
A coordenadora-geral de Assistência do DGH, Luciana Gualberto, participou da mesa de abertura representando o diretor do DGH, Alexandre Telles, que estava cumprindo agenda em Brasília.
“Os hospitais federais têm uma importância imensa para a população do município do Rio de Janeiro. O Departamento de Gestão Hospitalar vem aplicando todo empenho, junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com os demais secretários, no resgate e na reestruturação dessas unidades”, afirmou Luciana Gualberto.
A coordenadora ainda destacou o diálogo diário dos representantes do DGH com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ) na melhoria do acesso aos serviços oferecidos pelos hospitais e na definição do perfil de atendimento das unidades de alta complexidade. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo de Sousa Prado, e outras autoridades também participaram da palestra de abertura, com o tema “Orgulho SUS: O Amanhã Começa Hoje”.
O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, foi o palestrante do painel “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, que contou com a mediação da diretora nacional de Saúde da Família e Comunidade da SAPS/MS, Ana Luiza Caldas, e do subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SMS/RJ.
Luciana Gualberto ao centro
Sobre a Conferência Municipal de Saúde
O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foram debatidas as diretrizes e estratégias traçadas nas conferências distritais, realizadas entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. Ao fim do evento, foram definidas as prioridades da Saúde do município do Rio que serão apresentadas na 9ª Conferência Estadual de Saúde. Desse encontro, sairá um documento único do Estado do Rio de Janeiro para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, reunindo propostas e prioridades dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Por Rodrigo Rocha
Fotos: Arquivo pessoal