Notícias
Residentes da Neurocirurgia do HFA têm formação mais tecnológica
O serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal do Andaraí (HFA) conta com um novo microscópio. O M530 OHX é o equipamento do tipo com a mais alta tecnologia do mercado e irá permitir que os residentes tenham uma formação mais atual e técnica.
O novo aparelho acelera os procedimentos e é mais preciso, pois possui características que aumentam bastante a eficácia na hora da cirurgia. Dentre elas, há a sensação de profundidade que pode ser observada, tanto por quem está utilizando o microscópio, quanto pela equipe que acompanha a cirurgia.
Uma inovação ímpar para o aprendizado do residente é o fato do microscópio ter a opção 3D, que é visualizado através de um óculos especial.
“Uma das maiores contribuições para a formação do residente é o visual 3D, porque quando estamos fazendo a cirurgia, ele consegue ter a noção de profundidade, graças aos óculos e a tela 4K”, disse André Luis Ramos, chefe da Neurocirurgia do HFA.
Visualização em 3D
A tecnologia do M530 OHX veio para somar
O tumor, por exemplo, muitas vezes pode ser identificado visualmente, porém, há casos em que não é possível diferenciá-lo do tecido cerebral. Com o novo aparelho, essa identificação se torna mais fácil e segura pois há o recurso da fluorescência, que permite ao médico injetar uma determinada substância na veia do paciente e, com a alteração da lente do microscópio, o tumor brilha, mostrando sua limitação.
Além disso, há o recurso que possibilita filmar e gravar a cirurgia pelo próprio microscópio, o que é uma segurança a mais para o paciente e para o médico, e um objeto de estudo para o residente. No ponto de vista do chefe da Neurocirurgia, esse sistema é um ponto que acrescenta muito na formação dos residentes em uma qualidade nunca vista antes.
Equipe da Neurocirurgia HFA
“O aprendizado e o ensino serão cada vez mais crescentes. Digamos que nós tínhamos uma formação mais rústica e agora é muito mais técnica e tecnológica, porque o residente vai poder ver o procedimento novamente, estudar e trazer as dúvidas”, acrescenta André Luis, que conta com cinco residentes em sua equipe.
André Luis Ramos – Chefe da Neurocirurgia HFA
Por Guida Cury*
Com supervisão de Claudia Chagas
Fotos: Alexandre Brum e arquivos pessoais