Notícias
Mascote Bina recebe doadores no HFA
Os doadores que foram ao Hospital Federal do Andaraí (HFA), na última quarta-feira (16/03), foram recebidos pela carismática Bina, a mascote da campanha realizada na unidade para ajudar a aumentar os estoques do Hemorio. A gotinha de sangue posou para fotos e parou para conversar, antes de levar os voluntários para hidratação e preenchimento dos dados. Em seguida, os doadores passam por uma triagem, antes de chegarem no espaço da coleta, de onde saem com um delicioso lanche.
“É um ato que salva vidas. Fazemos essas campanhas em diversos locais, pois o translado nem sempre é fácil e ajuda com que pessoas de todos os lugares do Rio possam doar. Temos uma expectativa de 100 a 120 doadores por campanha”, afirmou André Luiz Xavier de Souza, médico homoterapeuta do HFA.
A campanha é realizada desde 2009 e tem o objetivo de ajudar no estoque do Hemorio. O Hospital Federal do Andaraí, unidade de média e alta complexidade, depende desse banco de sangue para realizar cirurgias de grande porte e atendimento de emergências.
A enfermeira Isis Cristine de Araújo é doadora assídua dessas campanhas. Relata que, por trabalhar na área da saúde, vê na prática o quanto é necessária a doação. Para ela, é importante divulgar para que desmistificar informações erradas sobre isso.
Quase 100 bolsas coletadas
“Antes de doar pela primeira vez, imaginei que seria algo demorado, que precisava de uma preparação complexa, mas não é nada disso. A gente doa em cinco minutos e volta para a nossa rotina”, explica a enfermeira.
O HFA fará mais duas coletas no ano de 2022, nos dias 13 de julho e 09 de novembro. Na campanha desta quarta-feira (16/03), houve um total de 106 voluntários e 85 bolsas de sangue coletadas.
Texto: ASCOM MS/RJ
Fotos: Alexandre Brum