Notícias
Dia Mundial do Rim
Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Federal da Lagoa (HFL) realizou uma série de atividades de orientação para prevenir doenças renais. Ao todo foram cerca de 300 atendimentos na última sexta-feira (11/03). A atividade contou com o apoio do corpo clínico da Nefrologia.
Durante o evento, foram ministradas palestras com orientações sobre a prevenção de doenças renais. Os participantes puderam verificar a pressão arterial, fazer o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e a dosagem de creatinina e da glicose.
Segundo Andrea D´Almeida, chefe da Nefrologia do HFL, a doença renal crônica é silenciosa, o que faz com que muitos pacientes cheguem ao hospital em fase avançada. Por isso, um diagnóstico precoce é fundamental para salvar a vida do paciente.
“É importante que pessoas do grupo de risco (hipertensas, diabéticas e portadores de doenças cardiovasculares) façam acompanhamento anual através de exames de urina e verificação da dosagem de creatinina no sangue. Esses são exames simples que podem detectar uma pré-disposição da doença e evitar que ela evolua”, afirmou a médica.
Pacientes, servidores e colaboradores detectados com hipertensão ou alteração na glicose foram encaminhados para uma avaliação médica para iniciar o tratamento adequado no próprio HFL.
Dia Mundial do Rim
A data é celebrada tradicionalmente na segunda quinta-feira do mês de março. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos rins. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica, que é a lesão irreversível nos rins, afeta uma em cada dez pessoas no mundo. Entretanto, caso seja diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada antes de chegar no estágio crônico.
Em geral, a doença renal crônica não causa sintomas significativos nas fases iniciais. Porém, se não for tratada corretamente, pode evoluir para quadros graves, casos em que o paciente necessita de tratamentos como a diálise e o transplante renal.
Texto: ASCOM MS/RJ
Fotos: Alexandre Brum