Notícias
SEMS/RJ
SEMS/RJ avança no Planejamento Estratégico em Rede
A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (SEMS/RJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a finalidade de contribuírem com o Ciclo de Planejamento Estratégico em Rede (2021-2023), conduziram dois encontros com as lideranças e equipes de planejamento dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro (HFRJ).
O primeiro encontro, realizado no dia 1º de junho, teve por objetivo apresentar aos Diretores e Coordenadores das Unidades a proposta de trabalho e cronograma de planejamento a ser utilizado e, principalmente, sensibilizá-los para que atuem, de forma ativa, no sentido de mobilizar suas equipes durante todo o processo.
O assessor de Planejamento, da SEMS/RJ, Marcos Macedo, abriu o encontro dizendo que é um privilégio receber os gestores presentes e agradeceu a disponibilidade de todos. “O mote principal, de hoje, é falar sobre a construção do ciclo de planejamento estratégico em rede e sensibilizar as lideranças no sentido de apoiar este trabalho”, esclareceu Macedo. “A soma das nossas capacidades individuais é menor que a nossa capacidade como equipe. Estou reforçando a ideia de sinergia, que será necessária durante todo o processo”, finalizou e, em seguida, apresentou a proposta de trabalho e o cronograma das ações.
“A perspectiva da Universidade Federal de Santa Catarina é apoiar a organização em rede, na construção dos planos estratégicos dos Hospitais Federais”, disse o professor da UFSC, Hans Van Bellen, que ressaltou a importância das direções no processo. “O planejamento dá certo quando a gestão se envolve também, com este comprometimento os trabalhos andam muito melhor”, completou o professor.
Já o segundo encontro, que aconteceu no dia seguinte (2/6), teve como finalidade prestigiar a conclusão do Curso de Capacitação em Planejamento Estratégico, realizado pela UFSC e coordenado pela SEMS/RJ. Os 60 colaboradores dos Hospitais Federais, que finalizaram o curso, atuarão nos Grupos de Trabalho, de suas unidades, durante o Ciclo de Planejamento.
Ao final, o professor Hans agradeceu os trabalhos apresentados e colocou a equipe da Universidade à disposição. “É um prazer estar aqui no momento final de uma capacitação, mas é o momento inicial no que tange o planejamento estratégico dos Hospitais Federais”, disse ele, que ressaltou a importância de uniformizar a estrutura de um plano para que se consiga visualizar os hospitais em rede.
“Me sinto muito feliz e gostaria de parabenizar as equipes dos hospitais federais pelos excelentes trabalhos de conclusão de Curso apresentados. Externo meu reconhecimento pelo esforço de cada uma das equipes e tenho certeza que o tempo e a força disponibilizados foram um investimento que trará bons frutos”, disse Marcos Macedo, que também agradeceu o apoio da UFSC tanto na construção do planejamento estratégico da SEMS/RJ, quanto na dos HFRJ. “O evento foi um sucesso, no sentido de ter contribuído para a criação das melhores condições possíveis para que o Ciclo de Planejamento ocorra de forma efetiva e que o seu produto final possa se constituir em ferramenta de gestão de Estado, norteadora, que contribua significativamente o aperfeiçoamento da gestão na Rede”, finalizou Macedo.