Notícias
SEMS/RJ
Semana Mundial de Aleitamento Materno
Thaís Queiroz, enfermeira técnica responsável pelo Banco de Leite do HFSE
Na primeira semana de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, ato de amor e cuidado que vão além da nutrição do recém-nascido. Além disso, a data alerta para o fato de algumas mães, por diversos fatores, não conseguirem amamentar seus filhos. As doações para os bancos de leite são essenciais para ajudar essas pessoas e podem salvar vidas.
O Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) possui um Banco de Leite Humano (BLH) dedicado a suprir as Unidades Neonatais, que tem por característica o alto risco, o que tornam as doações ainda mais essenciais. De acordo com o Ministério da Saúde, na comparação com os últimos 34 anos, houve aumento de quase 13 vezes no índice de amamentação exclusiva em crianças menores de 4 meses e de cerca de 16 vezes entre crianças menores de 6 meses. Ainda assim, há casos em que as mães são impossibilitadas de suprir a necessidade dos bebês.
As mães, que possuem mais quantidade de leite que o necessário, podem ajudar as que precisam, cumprindo um dever cívico com a doação. Thaís Queiroz, enfermeira técnica responsável pelo Banco de Leite do HFSE, alerta para a falta de leite no BLH: “Os estoques sempre estão baixos, já que o consumo pela Unidade Neonatal não para. São muitos recém-nascidos precisando consumir leite humano para sua nutrição adequada”.
A enfermeira ressalta a importância das doações no HFSE: “Todo o volume de leite doado, após ser processado pelo Banco de Leite Humano, é destinado aos bebês prematuros internados na Unidade Neonatal, com baixo peso (menos de 2.500 gramas) e com patologias principalmente do trato gastrointestinal, que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães”.
Para quem deseja realizar doações, os requisitos são: produzir volume excedente de leite, ser saudável e não utilizar medicamentos que impeçam a doação. Caso esteja apta, a puérpera deverá entrar em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo de sua residência e manifestar o desejo de doar. Ela receberá todas as orientações necessárias para iniciar o processo de coleta. Os locais estão disponíveis em https://rblh.fiocruz.br/.
No HFSE, o Banco de Leite é certificado como Sala de Apoio a Mulher Trabalhadora que Amamenta e está disponível para dar suporte a todas as colaboradoras que necessitarem de apoio para a manutenção da lactação. Em caso de dúvida ou maiores informações o telefone do BLH é 2291 3131 ramal 3046.
Por Victor Bandeira
Com supervisão de Jamille Campos