Notícias
Qual a hora certa do desfralde?
O momento em que as crianças já andam e começam a pronunciar as primeiras palavras costuma ser marcante para os pais. O passo seguinte, geralmente, é o desfralde. Embora muitos já indiquem alguns sinais que estão prontos para este momento, como saber a hora certa de desfraldar?
Para ajudar a mamãe e o papai nesta tarefa, a enfermeira Wendy Bueno, do Hospital Federal do Andaraí (HFA), conta que não são os pais que desfraldam os filhos. “São eles que largam a fralda”, afirmou ela, que é especializada em psicossomática, neurociência e analista corporal.
De acordo com a enfermeira, no processo neurológico de mielinização da coluna vertebral, o desfralde deve ocorrer quando a bainha de mielina atinge o esfíncter anal, o que acontece entre os 2 e 3 anos. “Um dos sinais que essa maturidade neural aconteceu é quando a criança sobe e desce escadas sem suporte e sem se escorar em nada”, afirma Wendy Bueno.
Criança precisa estar preparada
Por outro lado, caso o desfralde aconteça antes do tempo, a criança pode se sentir pressionada e humilhada. Para a especialista, ela vai carregar por toda a vida com a sensação de que é sempre obrigada a fazer o que não está preparada. “Se ela tiver o desfralde antes do tempo, a criança vai achar que está desagradando, porque o que saiu dela não é aceito”, explicou.
Para Wendy, o principal é que os pais percebam os sinais da maturidade neural da criança e façam o processo de desfralde com muita calma e naturalidade. Assim, quando conseguem evacuar no lugar certo, elas se sentem recompensadas: “A criança tem o desejo de ser amada, de pertencer, mas ela também quer ser autêntica. Ela está descobrindo que é um ser diferente da mãe. Então, nessa fase do desfralde, a criança vê as fezes como um prêmio”.
No Hospital Federal do Andaraí, Wendy Bueno trabalha no ambulatório de ginecologia fazendo acolhimento de pacientes com questões relacionadas a fertilidade, climatério e câncer de mama.
Texto: ASCOM MS/RJ