Notícias
SEMS/RJ
Como identificar os ultraprocessados no dia a dia
Você sabe diferenciar alimentos processados, ultraprocessados ou in-natura? O segredo seria ler os rótulos das embalagens dos produtos que você consome. Mas, como a rotina acelerada muitas vezes não nos permite identificar cada componente dos alimentos, a nutricionista Loraine Ferraz, do Hospital Federal do Andaraí (HFA), dá dicas de como melhorar seus hábitos alimentares.
“Os alimentos ultraprocessados devem ser consumidos o mínimo possível. Devemos sempre priorizar os in natura. Não precisa ser algo radical, mas o consumo dos ultraprocessados deve ser mais esporádico. Além disso, um acompanhamento nutricional é muito importante”, explicou Loraine Ferraz (foto).
A nutricionista, que atende diariamente pessoas com obesidade mórbida, no Serviço de Atendimento e Tratamento da Obesidade Mórbida (Satom) do HFA, afirma que é muito comum as pessoas deixarem de lado os alimentos in natura e priorizarem os ultraprocessados, principalmente por serem de rápido consumo.
Loraine explica que a ingestão desses alimentos também está associada com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, sendo o colorretal o mais comum. Os alimentos ultraprocessados, com adição de ingredientes prejudiciais à saúde, também podem causar doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e depressão. Ainda geram um vício no organismo, que cria uma rotina alimentar com baixa qualidade nutricional.
Os alimentos mais indicados para a dieta alimentar são os in natura, que são obtidos diretamente de plantas ou animais, sem que tenham sofrido qualquer alteração. Caso sejam combinados, em doses comedidas, com os alimentos processados, não comprometem a qualidade nutricional.
Confira no quadro abaixo as principais diferenças entre os tipos de alimentos que ingerimos
In natura : são obtidos diretamente de plantas ou animais, sem que tenham sofrido qualquer alteração.
Processados : fabricação industrial, com adição de sal, açúcar ou outro produto que torne o alimento mais durável e atrativo visualmente.
Ultraprocessados : são formulações industriais que são produzidas em várias etapas de processamentos. Contêm substancias sintetizadas em laboratórios, que são extraídos de alimentos e de outras fontes orgânicas. Entre eles estão os biscoitos recheados, refrigerantes, macarrão instantâneo, entre outros.
Por Guida Cury*