O Hospital Federal de Ipanema - HFI, vinculado ao Ministério da Saúde, oferece serviços de média e alta complexidade. É referência em diversas especialidades como cirurgia geral, urologia, ginecologia, oftalmologia, oncologia, neurocirurgia, plástica reparadora e ortopedia. Na área clínica, algumas referências são a pneumologia, a dermatologia e a infectologia.
Com acentuado perfil cirúrgico, o HFI foi um dos primeiros a utilizar a videocirurgia, a fragmentação do cálculo renal por ultrassom e a realizar a cirurgia bariátrica (redução de estômago). Ao longo dos anos, a unidade firmou uma tradição na formação de profissionais, tornando-se uma referência nacional no exercício da Residência Médica.
Serviços
Ensino e Pesquisa
O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Hospital Federal de Ipanema - CEA/HFI é responsável pela implementação da política de desenvolvimento do Programa Nacional de Residência Médica na unidade. Também promove estudos e pesquisas no campo de recursos humanos. O setor estimula, planeja, coordena e acompanha as atividades de caráter técnico, científico e cultural do hospital.
Produção Científica
O CEA estimula a produção de trabalhos científicos na área da saúde e preserva o acervo de informações, assim como organiza reuniões, encontros, seminários e congressos.
Comitê de Ética em Pesquisa
O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, ligada ao Conselho Nacional de Saúde, tem como finalidade avaliar e acompanhar os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, no que tange às questões éticas, baseando-se em diretrizes internacionais. Com um parecer expedido pelo CEP, o pesquisador pode publicar trabalhos em revistas especializadas e apresentar estudos em congressos.
O CEP do Hospital Federal de Ipanema é composto por uma equipe multidisciplinar de servidores públicos, um representante dos usuários e um agente administrativo. O Comitê realiza reuniões mensais, na última quarta ou quinta-feira do mês.