Atenção de Urgência
A Atenção de Urgência tem como competência coordenar a implantação dos componentes: Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h); Sala de Estabilização e as qualificações das Portas de Entrada Hospitalares de Urgência, Leitos de Retaguarda de Enfermarias Clínicas e Terapia intensiva (UTI) da Rede de Atenção às Urgências (RAU).
O objetivo desta, em trabalho conjunto com os níveis estadual e municipal de gestão, é realizar a melhoria constante da Rede de Atenção às Urgências no país, por meio de ações que visem aprimorar a eficácia e qualidade dos serviços de atendimentos pré-hospitalar móvel e fixo e hospitalar, estabelecendo fluxos claros e identificando as referências mais adequadas.
Rede de Atenção às Urgências
A organização da Rede de Atenção às Urgências - RAU tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde visando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência nos serviços de saúde de forma ágil, eficiente e qualificado.
Esta Rede pressupõe atuação nos diferentes níveis de atenção e por isso é constituída pelos componentes: Promoção, Prevenção e Vigilância em Saúde; Atenção Básica; SAMU 192; Sala de Estabilização; Força Nacional do SUS; UPA 24h; Unidades Hospitalares e Atenção Domiciliar.
Os distintos níveis de atenção devem colaborar de forma complementar, utilizando mecanismos organizados e regulados pelo sistema de referência e contrarreferência. Cada serviço deve reconhecer sua integração na Rede, acolhendo e atendendo de maneira adequada às demandas apresentadas, e assumindo a responsabilidade pelo encaminhamento quando não dispuser dos recursos necessários.
Acesse mais sobre alguns componentes da RAU: