Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
O presente guia tem como objetivo orientar os fluxos quanto a notificação dos casos de doença de Chagas crônica e inserção no e-SUS Notifica do formulário de notificação ‘Chagas crônica’. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de qualificar as possíveis portas de entrada dos casos de DC, tanto para melhorar a oportunidade de suspeição e detecção dos casos, quanto para práticas e processos de acolhimento.
Instrutivo de preenchimento da ficha de doença de Chagas crônica - Campo de preenchimento obrigatório é aquele cuja ausência de dados impossibilita a inclusão da notificação no e-SUS
Indivíduo, sem suspeita clínico-epidemiológica de fase aguda, com exames sorológicos reagentes por dois métodos distintos ou com diferentes preparações antigênicas para detecção de IgG, ou exame direto (identificação do parasito), ou achados necroscópicos compatíveis para T.cruzi . (Apenas óbitos podem ser confirmados por critério clinico-epidemiológico) Obs.: não notificar casos já registrados e confirmados em fase aguda no SINAN
Dicionário de dados – Ficha de Notificação/Investigação
Análise descritiva: um ano de implementação da notificação de doença de Chagas crônica no Brasil
O presente livreto contou com a contribuição de pesquisadores/as e profissionais da saúde que trabalham no SUS, implicados/as pela causa, além de pessoas afetadas pela doença, com reflexões sobre desafios e perspectivas para a sensibilização de gestores/as e população; fortalecimento da vigilância integrada à atenção à saúde, visando à redução da incidência dos casos novos, mas sem perder de perspectiva a atenção e cuidado integral a todas as pessoas acometidas pela doença tanto na fase aguda quanto na crônica, principalmente nos territórios da atenção primária à saúde e nos contextos familiar e comunitário.
1 Informe Semanal Sarampo – Brasil, Semanas Epidemiológicas 1 a 24, 2020; Controle vetorial das Leishmanioses, doença de Chagas e Malária e a distribuição de Insumos no território nacional; Perfil de morbimortalidade por acidentes de trabalho com crianças e adolescentes no Brasil 31 Informes gerais.
Foi realizado um estudo descritivo de casos de doença de Chagas aguda e da distribuição das espécies triatomínicas do Brasil entre 2000 e 2013, utilizando o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, documentos técnicos e informações entomológicas. Na região Norte foram apresentadas as maiores incidências da doença, detectando-se surtos, sugerindo como fonte principal de infecção a ingestão de frutos contaminados por Trypanosoma cruzi.
Esta edição especial vem trazer uma avaliação do perfil epidemiológico da doença de Chagas e demonstrar, por meio de critérios evidenciados por Teixeira e colaboradores18, a importância da sustentabilidade das ações de vigilância e controle em ambas as fases da doença.
Esta edição especial traz análises de indicadores epidemiológicos e operacionais da vigilância da doença de Chagas em 2020, de forma a mensurar o possível reflexo da pandemia de Covid-19, considerando uma doença tropical negligenciada com população afetada em situação de intensa vulnerabilidade social e econômica.
esta edição especial vem trazer uma avaliação das etapas para elaboração de um índice de vulnerabilidade para doença de chagas crônica, com objetivo de demonstrar as áreas de maior potencial de morbimortalidade da doença em sua fase crônica, associada a um cenário de limitações de acesso aos serviços de saúde, implicando em baixa suspeição e detecção de casos crônicos e na qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença.
Esta edição atualiza as recomendações relacionadas às ações de vigilância em saúde presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.
Neste informe, destacamos as ações feitas pelo DEIDT/SVS e GT-Chagas, algumas publicações e notícias que foram veiculadas em todo o território nacional durante o ano até agora. Lembramos que este material é de divulgação interna, apenas para os serviços do SUS, não sendo permitida sua divulgação ou reprodução sem autorização deste grupo técnico.
Segue mais uma edição de nosso informe com os destaques de ações, publicações e notícias que foram veiculadas em todo o território nacional durante no final de 2018 e início de 2019. E em seção especial, decorrente do dia mundial de combate à doença em 14 de abril, convidamos as equipes estaduais e especialistas para exporem o que consideram relevante sobre a doença de Chagas nos dias atuais.
Neste informe destacamos as ações feitas pelo GT-Chagas, algumas publicações e notícias que foram veiculadas em todo o território nacional durante o trimestre. Lembramos que este material é de divulgação interna, apenas para os serviços do SUS, não sendo permitida sua divulgação ou reprodução sem autorização.