Nota Técnica Conjunta nº 15/2024-DATHI/SVSA/MS
Dispõe sobre a remoção de barreiras de acesso ao tratamento de HIV, aids e hepatites virais durante a vigência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Dispõe sobre a remoção de barreiras de acesso ao tratamento de HIV, aids e hepatites virais durante a vigência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Alerta da situação epidemiológica do tétano acidental e recomendação da intensificação da vacinação contra o tétano no Brasil.
Orientações sobre as ações de vacinação no Estado do Rio Grande do Sul, durante o período da calamidade decorrente das enchentes/inundações.
Recomendações sobre a realização de registros das ações da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) no e-SUS APS, no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e/ou Coleta de Dados Simplificado (CDS), ou com sistemas próprios ou terceiros com migração de dados para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
Alerta sobre a atual situação epidemiológica da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados no Brasil e por regiões, em 2024, até a Semana Epidemiológica (SE) 17, a fim de orientar diretrizes para a implementação de medidas preventivas e de controle, diagnóstico precoce e estratégias destinadas a fortalecer a capacidade de preparação e resposta na Rede de Atenção à Saúde (RAS) frente ao aumento dos casos de SG e SRAG
Perfil dos óbitos por dengue e chikungunya e recomendações de vigilância.
Esclarece as atribuições e competências das Unidades de Vigilância de Zoonoses.
Reforça estratégias de suspeição da leptospirose, diagnóstico e tratamento oportunos e esclarece sobre a quimioprofilaxia, em cenários de desastres climáticos.
Trata-se da retificação da pauta de distribuição da 4ª remessa para operacionalização da estratégia de vacinação contra a Dengue.
Detecção de caso autóctone de cólera no Brasil e recomendações para o fortalecimento das vigilâncias epidemiológicas de doenças diarreicas agudas e da cólera (VE-DDA e VE-cólera).
Trata-se da estratégia temporária para vacinação contra dengue com as doses com a validade até 30 de abril de 2024.
Atualização da situação de abastecimento das vacinas varicela (monovalente)
Orientações para a utilização e o registro de uso do medicamento doxiciclina 100mg, solução injetável, utilizada no tratamento da febre maculosa brasileira no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), distribuídos pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).
Reforça diretrizes para suspeita clínica de febre maculosa brasileira (FMB), em decorrência do aumento de casos de dengue e outras arborviroses no país.
Trata-se de Nota Técnica acerca do componente Sala de Estabilização (SE) e diretrizes para sua implantação.
Atualização das recomendações da vacinação contra HPV no Brasil.
Trata-se da pauta de distribuição da 3ª remessa para operacionalização da estratégia de vacinação contra a Dengue.
Trata-se da orientação para estados e municípios quanto à redistribuição de doses da vacina dengue (atenuada) remanescentes, com prazo próximo ao vencimento.
Apresenta a estratégia de distribuição da 3ª remessa de vacinas dengue.
Reforça estratégias para a suspeição de casos e apresenta recomendações de conduta clínica e terapêutica para a leptospirose, especialmente durante o período de chuvas e em ocasião do aumento de dengue e outras arbovirores no país.
Trata-se de orientações para a detecção, notificação, investigação, avaliação de causalidade e encerramento de eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização (ESAVI) suspeitos de dengue grave associada à vacina dengue tetravalente (atenuada).
Informe sobre a identificação e circulação da nova linhagem recombinante XDR do SARS-CoV-2 no Brasil
Alerta sobre a situação epidemiológica da Síndrome Gripal (SG) da Vigilância sentinela e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizado por vírus respiratórios no Brasil e suas respectivas regiões, em 2024 até a SE 09.
Revoga a Nota Técnica Conjunta nº 72/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS e apresenta instruções adicionais à Nota Técnica nº 38/2023, que versa sobre orientações para a vigilância da Influenza Aviária em humano, direcionadas aos estados que apresentam focos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em mamíferos marinhos.
Dispõe sobre orientações para identificação, investigação e manejo da anafilaxia e outras reações de hipersensibilidade supostamente atribuíveis a vacinação ou imunização pela vacina dengue tetravalente (atenuada).
Atualizações acerca do uso do medicamento Nirmatrelvir/Ritonavir (NMV/r) adquiridos edistribuídos pelo Ministério da Saúde.
Trata do uso de testes rápidos para diagnóstico de dengue.
Trata da distribuição da vacina influenza e o início da estratégia de vacinação de 2024.
Trata-se da recomendação da vacinação contra a Dengue para as pessoas com 10 a 14 anos de idade.
Considerando a introdução da vacina Dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) e em virtude da possível transmissão do vírus vacinal pelo leite materno, fazem as seguintes considerações e recomendações.