Perguntas frequentes (FAQ)
-
-
Qual o objetivo do Conselho de Usuários?
O propósito da participação nos Conselhos é conectar o cidadão aos gestores dos serviços.
-
Posso participar do Conselho de Usuários?
Qualquer cidadão pode ser conselheiro e pode se voluntariar para auxiliar na melhoria de quantos serviços julgar conveniente.
-
De que forma pode participar?
O conselheiro pode participar de duas formas, respondendo as enquetes/pesquisas disponíveis na Plataforma e/ou participando do Fórum de Melhorias, que é outro espaço disponível para o conselheiro propor, apoiar e comentar propostas de outros conselheiros.
O resultado das enquetes servirá de subsídio para a avaliação e aprimoramento dos serviços públicos ofertados pelo Ministério da Saúde.
Dessa forma, espera-se que as melhorias implementadas estejam de acordo com os interesses da sociedade.
-
Como se cadastrar?
1. Criar o cadastro
- Crie um usuário e uma senha na plataforma gov.br. Depois, entre com esse usuário na Plataforma Virtual do Conselho de Usuários.
- Caso o sistema esteja indisponível envie um e-mail para : conselhodeusuarios@cgu.gov.br.
Documentação em comum para todos os casos:- Nome Completo
- CPF
- Documento de Identidade
2. Tornar-se conselheiro
Você pode escolher se tornar um conselheiro tanto de um órgão quanto de um serviço. Para isso, basta escrever o nome do serviço ou do órgão no campo correspondente. No caso dos serviços, é possível visualizar os disponíveis clicando no botão “busca avançada” ao lado da barra de pesquisa.
Ao selecionar ser conselheiro de um órgão ou entidade, você se voluntaria para a ser conselheiro de todos os serviços associados àquele órgão.
Para finalizar, basta clicar no botão “tornar-se conselheiro”.
-
Qual o objetivo do Conselho de Usuários?