Doar leite materno é um gesto que salva vidas.
O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Todos os anos, no Brasil, aproximadamente 150 mil litros de leite humano são coletados, processados e distribuídos para esses bebês.
Um pote de leite humano pode alimentar até dez bebês prematuros ou de baixo peso por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Esses bebês que estão internados nas Unidades Neonatais e que não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação ao Banco de Leite Humano. Com ele, a criança se desenvolve com mais saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.
Doar leite materno é um gesto que salva vidas.
Para doar, basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Se esse for o seu caso, entre em contato com o Banco de Leite Humano mais próximo de sua casa ou ligue 136 para obter mais informações de como e quando doar.
Como armazenar e transportar o leite materno:
- Após a retirada do leite materno, colocar o frasco no freezer ou congelador.
- O leite materno deve ser transportado a um Banco de Leite Humano antes do seu vencimento (até 15 dias após a primeira coleta).