Saúde Sexual e Reprodutiva
A saúde sexual refere-se à capacidade das mulheres e homens, ao longo de suas vidas, de aproveitar e expressar sua sexualidade de maneira saudável, evitando riscos como infecções sexualmente transmissíveis, gestações não planejadas, coerções, violência e discriminação. A saúde sexual promove a valorização da vida, das relações pessoais e da manifestação genuína de quem somos. A saúde sexual é enriquecedora, inclui o prazer, e incentiva a autoconfiança e a comunicação nas relações.
A saúde reprodutiva, por sua vez, envolve o bem-estar físico, mental e social relacionado ao sistema reprodutivo. Seu objetivo é permitir que as pessoas tenham uma vida sexual satisfatória e segura, garantindo uma abordagem abrangente para o cuidado com a reprodução.
Assegurar os direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes, conforme reconhecidos nos direitos humanos, tanto em leis nacionais quanto em documentos internacionais, enfatiza a importância de respeitar a individualidade e autonomia dos jovens. Proporcionar acesso a informações confiáveis e oportunidades para exercer esses direitos, sem discriminação, pressão ou violência, é fundamental para que as decisões sobre vida sexual e reprodução sejam tomadas de forma consciente e responsável.
Confira as ferramentas disponíveis para gestores e profissionais de saúde, com objetivo de apoiar a qualificação as ações para saúde sexual e reprodutiva de jovens: