Perguntas Frequentes
-
-
Em que fase da gestação ocorre a microcefalia?
A microcefalia pode ocorrer em qualquer momento na gestação, dependendo do tipo de agente etiológico envolvido em sua ocorrência, ela pode ocorrer já no início da gestação ou mais tardiamente.
-
O que causou o surto de microcefalia no Brasil?
Entre 2015 e 2017, período considerado como de Emergência em Saúde Pública no Brasil, o surto de casos de microcefalia ocorreu em função da epidemia de infecções pelo vírus Zika, na qual muitas gestantes foram infectadas.
-
Como descobrir a microcefalia?
A microcefalia pode ser diagnosticada através de exame físico, neurológico e de imagem, como citado no tópico “Diagnóstico e Tratamento”. Salienta-se que a microcefalia pode ser identificada ainda na gestação, durante os exames do pré-natal.
-
Tem vacina para a microcefalia?
Visto que a microcefalia pode ocorrer devido à diferentes fatores etiológicos, não existe uma vacina que previna totalmente sua ocorrência. Algumas medidas de prevenção contra a ocorrência da microcefalia são apresentadas no tópico “Prevenção” deste texto. A vacina contra o vírus causador da rubéola, por exemplo, que também é um agente etiológico de microcefalia, quando tomada antes da gestação consegue prevenir a ocorrência desta anomalia em função da infecção pelo vírus.
-
Qual a relação que há entre doenças virais e microcefalia?
Sabe-se que alguns vírus, ao infectar uma gestante, podem causar anomalias congênitas no embrião/feto em desenvolvimento, incluindo a microcefalia. São exemplos de infecções que podem causar microcefalia: as infecções pelo vírus Zika, vírus da rubéola e citomegalovírus.
-
Quais são os tipos de microcefalia?
A microcefalia pode ser classificada em primária, que é aquela que ocorre durante a gestação, ou secundária, que ocorre após o nascimento do bebê.
-
Em que fase da gestação ocorre a microcefalia?