Perguntas e respostas
-
-
O que é hidatidose humana (equinococose)?
A hidatidose é uma doença parasitária, causada por vermes cestódeos do gênero Echinococcus. Também pode ser conhecida como doença da “bolha d’água” e “doença da paca”. Além do homem, outros mamíferos podem ser acometidos e, dependendo das espécies do gênero Echinococcus, os parasitos podem viver sob a forma adulta nos intestinos de canídeos e felídeos (domésticos ou selvagens) e sob a forma larval em roedores silvestres e em ruminantes (como bovinos e ovinos). O homem é acometido geralmente no fígado e pulmões pela forma larval, que se desenvolve na forma de um cisto.
-
Como a doença é transmitida?
A infecção no homem pode ser um resultado da ingestão de ovos do helminto após manipulação das fezes de cães, de plantas, solos e alimentos contaminados. A ingestão de legumes, saladas, frutas cruas e outros vegetais contaminados com ovos do helminto também pode resultar em infecção.
-
Qualquer pessoa está em risco de contrair a doença?
Pessoas que tenham maus hábitos de higiene ou que vivam em áreas endêmicas possuem um maior risco de contrair a doença.
-
Esta doença é contagiosa?
A doença não é transmitida por pessoa-pessoa, e sim por meio da ingestão de ovos do parasita.
-
Como a doença pode ser evitada?
Não existem vacinas contra a hidatidose. A prevenção consiste em evitar o contato direto com as fezes de cães, sobretudo lavando os alimentos antes da ingestão e lavando as mãos após manipulação de fezes, solo e/ou plantações.
-
Quais os sintomas da doença?
Na maioria dos casos, a forma larval (cisto) não leva ao aparecimento de sinais e sintomas no homem no início da infecção, ou seja, são assintomáticos. Com o desenvolvimento e crescimento dos cistos, alguns sintomas podem ir surgindo. Quando presentes, os principais sinais e sintomas clínicos são dor abdominal, icterícia, hepatomegalia, perda de peso, febre e aumento da massa abdominal em função do estabelecimento e crescimento dos cistos hidáticos no fígado, o que ocorre na maioria dos casos. No caso de localização pulmonar do cisto, tosse, dor torácica, hemoptise (tosse com sangue) ou dispneia (dificuldade respiratória) podem estar presentes.
-
Quais exames posso fazer?
A hidatidose é diagnosticada baseada em aspectos clínicos e epidemiológicos, além do uso de ferramentas de imagem, como ressonância magnética, ultrassonografia ou tomografia computadorizada ou raio-X e técnicas sorológicas. Os testes confirmatórios utilizados dependem da identificação do agente em material biológico tais como vômica, cistos e peças cirúrgicas, para a realização de testes parasitológicos e biologia molecular.
-
Como a doença é tratada?
A doença poderá ser tratada com antiparasitários ou por procedimentos cirúrgicos, dependendo do quadro clínico e do estágio de evolução do cisto.
-
Que lugares constituem áreas de risco?
A doença é endêmica em áreas de produção de ovinos e bovinos na região Sul e nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
-
O que é hidatidose humana (equinococose)?