Vacina
A vacina é a principal ferramenta de prevenção da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para toda população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Visando criar um contexto de baixo risco e reduzir a chance de novos surtos de maior magnitude, desde de 2020 o Ministério da Saúde ampliou de forma gradativa, a vacinação contra febre amarela para todo o território nacional, incluindo 1.101 municípios dos estados do Nordeste que não faziam parte da área com recomendação da vacina (ACRV). Assim é reconhecida a necessidade de ampliar antecipadamente as coberturas vacinais, inclusive em áreas sem risco reconhecido de transmissão até então (i.e., Região Nordeste).
A vacina febre amarela (VFA) é altamente imunogênica (confere imunidade em 95% a 99% dos adultos vacinados, e em cerca de 90% das crianças pequenas) e tem sido utilizada para a prevenção da doença desde 1937. É feita a partir do vírus vivo atenuado da febre amarela cepa 17DD. Eventos adversos associados à VFA podem ocorrer, como manifestações locais e sistêmicas, estas últimas variando de moderadas a graves, inclusive com óbito. No Brasil, no período de 2000 a 2015, a incidência de eventos adversos graves relacionados à vacina febre amarela foi de 0,3 caso por 100 mil doses administradas. Para mais detalhes consulte a página de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização.
A vacina, que é administrada via subcutânea, está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para áreas de risco, principalmente, para os indivíduos que são vacinados pela primeira vez. A vacinação para febre amarela é ofertada na rotina em todos municípios do país.
Atenção às crianças menores de 9 meses de idade, pois não irão receber a vacina, sendo recomendado o uso de repelente, de acordo com as orientações de faixa etária de cada produto, bem como o uso de mosquiteiros e/ou permanecer em ambiente protegido.