Prevenção
Algumas medidas são indispensáveis para prevenir o acúmulo de gordura no fígado ou para reverter o quadro já instalado. As principais dicas para prevenir a Esteatose Hepática são:
- Geralmente, a medida mais eficaz para controlar e prevenir a esteatose hepática é emagrecer. Para isso, deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras. Mas cuidado! Dietas radicais, que provocam emagrecimento muito rápido, podem piorar o quadro;
- Os nutrientes colina e betaína ajuda, o fígado a exportar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando assim o acúmulo de gordura. As fontes alimentares de colina e betaína são: quinoa; beterraba; espinafre; farelo e gérmen de trigo; ovo e soja;
- Evite exagerar nas quantidades de carboidratos e prefira sempre os integrais;
-
Incluir boas fontes de fibras na alimentação é fundamental, uma vez que elas controlam a velocidade de absorção da glicose. As fibras estão presentes em:
- Cereais, desde que integrais (trigo, aveia, quinoa, amaranto, arroz etc);
- Legumes e verduras (principalmente nos folhosos como alface, rúcula, agrião etc);
- Leguminosas (feijões, ervilhas, grão de bico, lentilhas, soja);
- Casca das frutas e sementes como linhaça e chia.
- Evite bebidas alcoólicas. Quem já está com Esteatose Hepática deve eliminar o álcool do cardápio;
- Priorize a gordura vegetal e não exagere nas quantidades desse nutriente;
- Faça atividade física com frequência.
Nove alimentos que ajudam a proteger o fígado
Existem alimentos ricos em nutrientes que ajudam a proteger o fígado, auxliando na manutenção das suas funções e consequentemente trazendo mais qualidade de vida e saúde para a pessoa. O consumo regular desses alimentos aliados a prática de atividades físicas regulares, alimentação saudável e balanceada e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas, é a melhor forma de prevenir Esteatose Hepática e outras doenças crônicas, como AVC, câncer e diabetes.
- Própolis;
- Abacaxi;
- Maçã;
- Água;
- Gengibre;
- Escarola;
- Rabanete;
- Frutas vermelhas;
- Salmão e azeite.