Cuidados com a água
Em situações de emergência (como durante enchentes e calamidades públicas), algumas doenças podem se propagar facilmente em decorrência da contaminação da água e dos alimentos, como diarreia, cólera, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose.
Portanto, não consuma alimentos que tenham tido contato com a água da inundação ou lama, incluindo alimentos embalados, enlatados ou alimentos perecíveis (como frutas, legumes e verduras. Antes de beber, é essencial adotar medidas para tornar a água segura para consumo.
Tratamento de água
Antes de manipular a água lavar sempre as mãos e os braços para não a contaminar. Separe um recipiente higienizado com tampa e com boca preferencialmente estreita, apenas para guardar a água tratada para beber.
Opção 1 - Filtra e Desinfetar
- Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo;
- Após a filtração, adicionar 2 gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1 litro de água;
- Misturar bem e esperar meia hora (30 minutos) antes de consumir a água.
Atenção! A água tratada com hipoclorito de sódio 2,5% deve ser consumida em até 24h.
Observação: A água sanitária, com teor de cloro ativo de 2,0% a 2,5%, sem nenhum outro aditivo como: alvejante, desinfetantes, essência, perfume etc., pode ser utilizada para desinfetar a água como substituição ao frasco de 50mL de hipoclorito de sódio a 2,5%, para tratamento intradomiciliar da água de ingestão, distribuído pelo Ministério da Saúde para atender a população que não recebe água tratada.
Opção 2 - Filtra e Ferver (Na falta do hipoclorito de sódio a 2,5%)
- Filtrar ou coar a água com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo.
- Depois de filtrar ou coar, ferver por 5 minutos após o início de fervura.
- Aguardar a água esfriar e recomenda-se sacudir/chacoalhar a água após a fervura antes de beber.