Perguntas frequentes
-
-
O que caracteriza um surto de DTHA?
Surto de DTHA é o evento em que duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local.
-
Quais os principais fatores de risco para as DTHA?
A ocorrência das DTHA relaciona-se com diversos fatores, como: condições de saneamento básico e qualidade da água para consumo humano impróprias, práticas inadequadas de higiene pessoal e consumo de alimentos contaminados.
-
Quais os principais agentes etiológicos causadores de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar?
No Brasil, os principais agentes etiológicos identificados em surtos de DTHA, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan*) , são Bacillus cereus, Clostridium spp., coliformes, Escherichia coli, norovírus, rotavírus, Salmonella spp., Shigella spp. e Staphylococcus spp..
*Sinan – sistema de informação que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação n° 4, de 28 de setembro de 2017, anexo V – Capítulo I). Sua utilização efetiva permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, podendo fornecer subsídios para explicações causais dos agravos de notificação compulsória, além de vir a indicar riscos aos quais as pessoas estão sujeitas, contribuindo assim, para a identificação da realidade epidemiológica de determinada área geográfica.
-
Qual o período de incubação (tempo que o indivíduo leva para apresentar os primeiros sinais e sintomas após a infecção) dos surtos de DTHA?
O período de incubação nos surtos de DTHA vai depender do agente etiológico envolvido, variando de horas a semanas, mas usualmente é curto.
-
Quem realiza a investigação epidemiológica de surtos de DTHA?
A investigação epidemiológica de surtos de DTHA deve ser realizada de forma integrada pela vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, vigilância ambiental, laboratórios de saúde pública, atenção básica e outras instituições de acordo com o evento de saúde pública.
-
Onde encontrar informações sobre os surtos de DTHA no Brasil?
Dados sobre surtos de DTHA podem ser encontrados nesta página do Ministério da Saúde, em “Situação Epidemiológica”.
-
Quais as condições propícias para a multiplicação de microrganismos nos alimentos?
Para se multiplicarem os microrganismos precisam de condições ideais de nutrientes, umidade, temperatura, entre outras. A maioria dos alimentos contém nutrientes e umidade suficientes para a multiplicação de microrganismos, devendo ser conservados em temperaturas especiais (alimentos perecíveis) – a maioria dos microrganismos podem se multiplicar em temperaturas entre 5°C e 60°C (zona de perigo).
-
Com que periodicidade deve-se lavar as caixas d’água?
A higienização dos reservatórios de água deve ser realizada a cada 6 meses ou na ocorrência de acidentes que possam contaminar a água, tais como queda de animais, sujeira, enchentes, entre outros.
-
Como se dá a detecção de um surto de DTHA?
A detecção de um surto de DTHA pode ocorrer por diversas fontes (dados da vigilância em saúde, notificação pelos serviços de saúde, imprensa/mídia, instituições envolvidas ou população).
-
O que fazer diante do conhecimento pela população de um possível surto de DTHA?
Em situações em que a população identifica um aumento do número de casos de doenças diarreicas agudas (DDA) ou pessoas que apresentam sinais e sintomas semelhantes após ingerirem água e/ou alimento da mesma origem, esta deverá procurar imediatamente um estabelecimento de saúde e comunicar aos profissionais de saúde as informações observadas até o momento para que seja confirmada a existência do surto de DTHA e iniciada a investigação.
-
O que caracteriza um surto de DTHA?