Mitos e verdades
-
-
Surtos de DTHA por transmissão hídrica sempre tem origem viral
MITO. Os surtos de DTHA podem ter como origem diversos agentes etiológicos, tais como bactérias e suas toxinas, vírus ou parasitas intestinais oportunistas, entre outros.
-
Qualquer pessoa pode contrair DTHA, no entanto algumas pessoas têm maior risco de adoecimento
VERDADE. Embora qualquer pessoa possa contrair uma DTHA, idosos, crianças, pessoas com comprometimento imunológico e gestantes possuem maior risco de adoecer, inclusive de agravar.
-
O consumo de leite cru não pasteurizado ou não fervido pode causar DTHA
VERDADE. O leite cru não pasteurizado ou não fervido contaminado pode causar DTHA. O processo de pasteurização mata microrganismos nocivos que são potenciais causadores de DTHA e reduz o risco de adoecimento.
-
Alimentos que contenham frutos do mar crus ou malcozidos como sushi, sashimi e ceviche não representam risco à saúde
MITO. Frutos do mar, peixes ou mariscos crus ou malcozidos podem causar DTHA. Cozinhar bem peixes, mariscos ou alimentos que contenham frutos do mar é uma prática recomendada para redução do risco de infecções de origem alimentar. No entanto, se optar por comer frutos do mar crus de qualquer maneira, uma regra geral é comer os que foram previamente congelados. Algumas espécies de peixes podem conter parasitas e o congelamento poderá matar parasitas que estejam presentes. No entanto, esteja ciente de que o congelamento não mata todos os microrganismos nocivos. É por isso a maneira mais segura é cozinhar.
-
O consumo de frutas, verduras e vegetais podem causar DTHA
VERDADE. O consumo de frutas, verduras e vegetais fornecem uma série de benefícios para saúde, porém quando inadequadamente lavados e desinfetados, podem oferecer risco à saúde.
-
O consumo de alimentos industrializados não causa DTHA
MITO. O consumo de alimentos industrializados contaminados, assim como de outros alimentos, pode causar DTHA. Dessa forma, é imprescindível manter as boas práticas de cuidado aos alimentos em qualquer alimento e manejo adequado conforme instruções do rótulo, além de utilizar apenas dentro do prazo de validade.
-
Ovos de galinha limpos e intactos podem ser consumido sem cuidados específicos
MITO. Ovos de galinha mesmo limpos e intactos podem estar contaminados. Por isso, é importante cozinhar ou fritar bem os ovos antes do consumo e evitar alimentos que contenham ovos crus ou malpassados.
-
Comer massa de bolo crua antes do cozimento não representa risco à saúde
MITO. A massa de bolo crua contém farinha que é um produto agrícola não processado para eliminar microrganismos nocivos. Assim, consumir esse alimento cru pode representar risco à saúde. As massas de bolo também podem conter ovos crus que também podem estar contaminados.
-
Utensílios usados para preparo de carnes bovina, suína e de ave cruas podem ser utilizados no preparo de alimentos consumidos crus sem prévia higienização
MITO. Bactérias presentes em carnes bovina, suína e de ave cruas podem contaminar utensílio de cozinha, que se não adequadamente higienizados, podem contaminar outros alimentos. Dessa forma, recomenda-se que facas, tábuas de corte, entre outros utensílios sejam lavados após o uso com carnes.
-
Higienização das mãos antes das refeições e do preparo dos alimentos ajudam a prevenir o adoecimento.
VERDADE. Lavar as mãos regularmente é uma das formas mais simples e eficazes para remoção de microrganismos que são potencialmente causadores de DTHA.
-
Os quadros de DTHA sempre incluirão diarreia e vômito
MITO. Diarreia e vômito estão entre os sinais e sintomas mais comuns de DTHA, porém podem diferir de acordo com o agente etiológico envolvido.
-
Consumir alimentos com bom aspecto visual e cheiro mesmo após a data de validade não oferece risco à saúde
MITO. A data de validade dos alimentos é determinada pelo fabricante e indica até qual prazo é seguro consumir o alimento. Essa data é determinada através de estudos realizados em laboratórios, onde verifica-se o tempo em que o alimento começa a se deteriorar. Dessa forma, após a data de validade, os alimentos estão sujeitos a mudanças em suas características e suscetíveis à ação de fungos e bactérias, colocando em risco a saúde daqueles que os ingerem, ainda que não alterem seu aspecto.
-
Surtos de DTHA por transmissão hídrica sempre tem origem viral