Notícias
Vacina covid-19
Cruz Vermelha afirma: vacinados contra covid-19 estão aptos a doar sangue
Foto: Divulgação
Mais uma Fake News sobre vacina circula pela internet. Grupos antivacina compartilham vídeo de uma suposta reportagem, em inglês e sem legenda, que afirma que a Cruz Vermelha estaria recusando doação de sangue de pessoas vacinadas contra covid-19. Isso é falso. A desinformação não é novidade, mas continua convencendo pessoas de que vacinas não são confiáveis.
Para esclarecer de uma vez por todas a narrativa falsa, o programa Saúde com Ciência conversou sobre o tema com a coordenadora nacional do Departamento de Educação e Saúde da Cruz Vermelha Brasileira (CBV), Claudineia Estevão. E vale o lembrete muito importante: uma pessoa, ao doar sangue, pode salvar até quatro vidas.
Confira abaixo a entrevista.
Qual é o trabalho da Cruz Vermelha no Brasil?
A Cruz Vermelha Brasileira (CVB) faz parte da maior rede humanitária do mundo. No Brasil, ela está presente em diversos estados, atendendo as cinco regiões brasileiras com atividades humanitárias, que prestam socorro em desastres naturais, como deslizamentos e enchentes, e lutam no combate à propagação de doenças, como Dengue, Zika, Febre Amarela e covid-19. Ela também realiza a campanha do Agasalho, que arrecada roupas e cobertores para doar a famílias em condições de vulnerabilidade, além do ensino dos primeiros socorros.
Como se dá a atuação da Cruz Vermelha na área da vacinação?
A CVB não trabalha diretamente dentro de hemocentros, mas apoia e promove campanhas de conscientização para doação de sangue. Durante a divulgação das campanhas, especificamos em quais casos não se deve doar sangue, pensando nas questões de saúde envolvendo tanto o doador quanto o receptor.
No período da pandemia, por exemplo, a Cruz Vermelha Brasileira ficou à disposição do Ministério da Saúde para auxiliar na campanha nacional de imunização contra a covid-19, oferecendo as sedes da instituição para trabalhar como polos de vacinação.
Existe alguma restrição da Cruz Vermelha para doação de sangue de pessoas vacinadas contra covid-19?
Não há nenhuma restrição para pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 para a realização de doação de sangue. Este público está apto a participar das campanhas realizadas, bem como todos aqueles que atendem aos critérios de doação de sangue.
A única recomendação é que as pessoas que tomaram vacina e gostariam de fazer doação de sangue aguardem até sete dias, dependendo do imunizante, para a ação. O tempo de espera varia de acordo com o tipo de vacina. Os critérios estabelecidos pelas campanhas de doação promovidas pela CVB seguem os requisitos do Ministério da Saúde, gerando assim uma garantia de segurança e proteção do doador e do receptor.
Qual a importância da doação de sangue?
Doar sangue é um ato simples e de extrema importância. O gesto conscientiza e fortalece a solidariedade em prol da possibilidade de salvar vidas.
Muitas vezes, a falta de informação ou, ainda, informações falsas sobre o tema dificultam a adesão de novos doadores. Isso pode resultar em bancos de sangue vazios. Sem a doação de sangue
Como se dá a atuação da Cruz Vermelha na área da doação de sangue e vacinação?
Qualquer tipo de divulgação de Fake News na área da saúde é extremamente maléfica para a sociedade. Eventualmente estamos expostos a algum tipo de doença ou vírus, por exemplo, e a partir do momento que é divulgado notícias falsas, o indivíduo não está protegido e conscientizado sobre os devidos cuidados com a saúde.
No dia-a-dia, algumas dessas Fake News refletem na doação de sangue, impedindo que pessoas aptas a doar possam realizar este ato e, consequentemente, impactando na quantidade de bolsas de sangue nos hemocentros. Vale ressaltar que uma bolsa de sangue, ou seja, um doador pode salvar até quatro vidas. Por isso, confira sempre todas as informações e fontes seguras. E não esqueça: seja um doador e salve vidas.