Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
É falso que vacina contra covid-19 será misturada com a vacina de gripe
Foto: Internet
Durante um culto, um pastor de uma igreja evangélica da cidade de Curitiba (PR) afirmou que o Governo Federal estaria misturando a vacina da covid-19 com a da gripe. Isso é falso. Não existe qualquer perspectiva de juntar vacinas da covid-19 e da gripe em uma única vacina.
O conteúdo enganoso, além de não apresentar qualquer comprovação científica, dados ou declaração oficial dos órgãos responsáveis, usa da crença das pessoas para desinformar e desestimular a vacinação.
É importante lembrar que foi justamente a vacinação que ajudou a acabar com a pandemia da covid-19, na qual mais de 715.656 pessoas morreram em decorrência da covid-19
A prevenção de doenças infecciosas mediante a vacinação é considerada um dos maiores sucessos em saúde pública e uma das medidas mais seguras e de melhor relação custo-efetividade para os sistemas de saúde.
Segurança das vacinas
Todas as vacinas disponíveis para uso, seja contra a covid-19, influenza ou outras doenças, passaram por rigorosos ensaios clínicos antes de serem aprovadas, garantindo a avaliação detalhada da segurança e eficácia de cada uma, ou seja, a capacidade da vacina de prevenir a doença na população-alvo sob as condições do estudo.
Somente após a comprovação desses critérios pelas autoridades regulatórias, as vacinas são liberadas para uso na população. Dessa forma, é assegurado que as vacinas apresentam um perfil de segurança confiável e eficácia comprovada para prevenir doenças.
Após autorização de uma vacina, o Programa Nacional de Imunização (PNI) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizam uma vigilância constante para detectar e prevenir qualquer problema relacionado à vacinação. Isso permite a identificação de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) raros e inesperados, e a implementação de medidas adequadas para mitigar riscos.
ATENÇÃO! A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e tem alto grau de transmissão. A estratégia de vacinação contra a doença é de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo e a vacinação anual é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus.
Não caia em Fake News
Uma narrativa falsa pode fazer com que milhares de pessoas recusem vacinas para prevenir diversas doenças evitáveis. Lembre-se de basear suas decisões de saúde em informações científicas confiáveis e evitar a propagação de desinformação. Verifique a fonte e os órgãos oficiais antes de acreditar em qualquer conteúdo, mesmo que ele seja dito por alguém que você confia. Faça um questionamento antes: há dados e referências confiáveis? Foi realizada uma pesquisa ou estudo para comprovar o que está sendo dito?
Não repasse narrativas sensacionalistas que querem colocar medo na população.