Notícias
DÚVIDAS SOBRE VACINA
Diretor do Programa Nacional de Imunizações esclarece dúvidas sobre nova vacina contra covid-19
Foto: Divulgação
As dúvidas e especulações sobre a nova vacina contra covid-19, a Spykevax, são as mais variadas. Quem pode tomar a vacina, qual a diferença para a anterior e se é possível doar sangue depois são algumas delas. Para esclarecer a população, o Saúde com Ciência conversou com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Éder Gatti, sobre os questionamentos.
Confira abaixo as respostas e descarte de uma vez por todas qualquer desinformação a respeito do imunizante.
A nova vacina da covid-19 está disponível para qual público?
A vacina da covid-19 é recomendada para crianças a partir de 6 meses de idade até as menores de 5 anos, como uma estratégia de rotina. E também para as pessoas que fazem parte de grupos prioritários, ou seja, aquelas com maior risco de adquirir a doença nas formas graves e, eventualmente, morrer. Confira a lista do grupo prioritário:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas com deficiências permanentes
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI)
- Pessoas imunocomprometidas
- Indígenas vivendo em terra indígena
- Indígenas vivendo fora de terra indígena
- Ribeirinhos
- Quilombolas
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores de saúde
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua.
Qual a diferença desta nova vacina da covid-19 para a anterior?
A vacina contra covid-19 disponibilizada agora no SUS é uma vacina que protege contra cepas ômicron do vírus SARS-CoV-2, da subvariante XBB. Isso quer dizer que estamos trazendo uma vacina que tem cobertura para o tipo de vírus mais atual, o que mais circula neste momento.
Então, é uma vacina cuja plataforma é de RNA mensageiro, muito segura.
Já tomei uma dose no ano passado, devo tomar de novo?
A pessoa que faz parte de grupo prioritário e recebeu uma dose contra a covid-19 no ano passado deve novamente ser vacinada e renovar a sua proteção contra covid-19. Vai trazer uma proteção mais atualizada para a cepa que está circulando mais neste momento.
Alguns grupos têm a indicação de receber uma nova dose da vacina contra covid-19 anualmente e alguns grupos como, por exemplo, gestantes, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber a cada seis meses uma dose da vacina contra covid.
Clique aqui e confira o esquema vacinal.
Quanto tempo dura a imunidade fornecida pela vacina contra covid-19?
O tempo de duração da proteção que a vacina oferece é variável, altera de grupo para grupo. Por isso, recomendamos que os grupos que são mais sensíveis, os grupos prioritários, renovem a sua proteção periodicamente, alguns grupos a cada ano, outros grupos a cada seis meses.
Já tive covid-19, ainda assim preciso me vacinar?
A pessoa que já teve covid e faz parte de grupos prioritários ou então que está na faixa etária de indicação de vacinação para criança deve se vacinar mesmo tendo sido exposta ao vírus anteriormente. A vacina sempre ampliará melhorar a proteção para uma nova infecção que eventualmente aconteça.
Quanto tempo devo esperar para tomar a vacina depois de ter tido covid-19?
A pessoa que teve covid-19 e tem indicação de se vacinar deve esperar 30 dias, ou seja, quatro semanas para receber a dose da vacina contra a doença.
Não tomei nenhuma dose da vacina. Posso me vacinar? Qual o esquema vacinal?
Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade que não tomou nenhuma dose da vacina contra covid-19 pode se vacinar.
A criança tem como recomendação receber duas doses da vacina xbb que nós estamos introduzindo agora no Programa Nacional de Imunizações, com intervalo de quatro semanas. O calendário regular estipula que ela deve receber a primeira dose no sexto mês de vida e a segunda, no sétimo mês, respeitando esse intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses.
Para pessoas com cinco anos de idade ou mais que nunca se vacinaram, apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção.
Posso receber a vacina contra covid-19, gripe e dengue simultaneamente?
No Calendário Nacional de Vacinação temos várias vacinas e não podemos perder a oportunidade de se proteger. Então, é sim possível a pessoa receber mais de uma vacina de uma só vez, mas existem algumas particularidades. Por exemplo, a pessoa pode receber a vacina contra a gripe (influenza) junto com a vacina de covid. Agora, falando especificamente da vacina contra dengue que é recomendada no SUS, há uma recomendação específica. Ela deve ser feita de forma isolada, ou seja, sozinha. Ela não pode ser feita com outras vacinas.
Por que algumas pessoas vacinadas ainda ficam doentes?
A vacina contra covid-19 garante proteção e essa proteção é, principalmente, voltada para os desfechos da doença. Então, ela diminui o risco de a pessoa se infectar, mas principalmente protege contra formas graves, hospitalização e morte.
Gestantes e pessoas que amamentam podem se vacinar contra covid-19?
Gestantes e puérperas devem se vacinar, elas fazem parte do grupo prioritário de vacinação. Inclusive, se a gestante continuar gestante no intervalo de seis meses, deve receber outra dose durante a vacinação.
Tomei a vacina, posso doar sangue?
Depois de receber a vacina, a pessoa deve esperar sete dias para doar sangue.
É mesmo importante se vacinar?
Síndromes gripais e doenças respiratórias ainda são um grande problema de saúde pública no nosso país. Infelizmente, muitas crianças ainda são internadas e, eventualmente, morrem por conta da covid-19. A doença também aflige muito os grupos prioritários, que têm maior risco de se hospitalizar. A doença está aí, ainda circula e ainda causa morte. Então, as pessoas devem se vacinar, pois a vacina é a principal proteção contra a doença e está disponível gratuitamente no SUS. A vacina oferecida no SUS é segura e protege todos aqueles com indicação de vacinação. Procurem o posto de saúde e coloquem a caderneta de vacinação em dia.
Fontes: