Notícias
SAÚDE COM CIÊNCIA
É falso que vacina feita com fentanil será incluída no calendário de vacinação infantil
Foto: Internet
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais conteúdo que afirma que suposta vacina com fentanil seria incluída no calendário de vacinação infantil no Brasil. Antes que você se preocupe ou compartilhe essa mensagem, já vamos esclarecer: isso é falso!
Não há vacinas que contenham fentanil ou mesmo qualquer plano do Ministério da Saúde de incluir vacina com essa substância no calendário oficial.
O que é fentanil?
O fentanil pertence à classe dos opioides sintéticos. Ele é um potente analgésico usado principalmente em ambientes hospitalares para controlar dores intensas, como as de pacientes em estado terminal ou em procedimentos cirúrgicos.
Por ser um dos opioides mais potentes possui alto risco de abuso e dependência. Em 2023, os Estados Unidos atingiram a marca de mais de 100 mil mortes por overdose, causadas principalmente pelo uso indevido de opioides. O uso do fentanil é a principal causa de mortes por overdose nos EUA.
Opioide é uma classe de medicamento derivado da papoula do oriente (incluindo suas variações sintéticas). No Brasil, o uso do fentanil é rigorosamente controlado por órgãos de saúde.
E sobre a tal vacina? Ela não existe. O que existe é uma vacina experimental sendo desenvolvida nos Estados Unidos, que não possui em sua composição o fentanil, não tem a pretensão de ser utilizada para crianças nem tem qualquer relação com o Brasil.
A nova vacina, nomeada Fentanyl Armour, foi projetada para interromper a chegada dos efeitos do opioide ao cérebro. Esse projeto visa ajudar pessoas que enfrentam vícios em opioides, como o próprio fentanil, reduzindo os efeitos da droga no organismo.
Ou seja, a história de uma “vacina infantil com fentanil” no Brasil não é real e não tem nenhum fundamento.
O que realmente está no calendário de vacinação infantil?
Agora que você já sabe que a narrativa é uma desinformação, vamos falar de algo muito importante: a vacinação. As vacinas protegem as crianças de doenças graves. O calendário de vacinação infantil no Brasil é um dos mais completos do mundo e é atualizado frequentemente pelo Ministério da Saúde. Em 2024, ele inclui vacinas essenciais, entre elas:
- BCG: Proteção contra formas graves de tuberculose
- Covid-19: Protege contra a doença causada pelo Sars-CoV-2
- Difteria, tétano, pertussis (DTP): Protege contra a difteria, o tétano e a coqueluche
- Febre amarela (atenuada): Protege contra a febre amarela
- Hepatite A e B: Prevenção da infecção viral por hepatite A e B
- Pentavalente: Combina proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada por Haemophilus influenzae tipo B
- Poliomielite (VIP): Previne a paralisia infantil
- Rotavírus: Protege contra diarreias graves
- Pneumocócica 10-valente: Prevenção de infecções como pneumonia e meningite
- Meningocócica C e ACWY: Contra tipos graves de meningite
- Tríplice viral: Proteção contra sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela (catapora): Proteção contra essa infecção viral
Essas vacinas são administradas gratuitamente nos postos de saúde e têm eficácia comprovada para evitar doenças que já causaram epidemias no passado.
A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis. O Calendário Nacional de Vacinação pode ajudar a descobrir quais vacinas seu filho precisa e quando deve tomar. Visite a página do Ministério da Saúde e confira as doses recomendadas até os 10 anos de idade.
Lembre-se que as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras e eficazes contra algumas doenças graves e muitas vezes fatais.
Números da vacinação em 2024
Em julho deste ano, o Ministério da Saúde divulgou números impressionantes sobre a vacinação em 2024. O Brasil avançou na imunização infantil e conseguiu sair da lista dos 20 países com mais crianças não imunizadas no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram, no dia 15 de julho deste ano, novos dados sobre imunização infantil a nível global. Enquanto a maioria dos países não conseguiu alcançar as metas, o Brasil se destacou positivamente.
Em 2024, de acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) do Ministério da Saúde, nove vacinas aplicadas até o segundo ano de vida das crianças já superaram os números do ano passado.
Por que a vacinação é tão importante?
Vacinar é um ato de amor e responsabilidade. Graças às vacinas, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a poliomielite e sarampo e reduzir drasticamente casos de rubéola, por exemplo. Além disso, a imunização protege não apenas quem recebe a vacina, mas toda a comunidade ao redor, evitando surtos e epidemias.
Por isso, é fundamental que os pais fiquem atentos ao calendário de vacinação e levem seus filhos para receberem as doses no tempo certo.
Combate à desinformação
Conteúdos falsos sobre saúde podem causar pânico desnecessário, prejudicar campanhas de imunização e colocar vidas em risco. Repasse este conteúdo à família e aos amigos e não acredite em tudo que vê na internet. Lembre-se: sempre confirme informações em fontes confiáveis.
Fontes
As referências usadas nesta matéria são as seguintes:
Calendário Nacional de Vacinação da Criança
Dia da Infância: coberturas vacinais de crianças em 2024 já superam índices do ano passado